O amigo instigador americano
Agosto 16, 2008, 7:00 pm
Filed under: Em foco, Europa


6 comentários so far
Deixe um comentário

Ele e o amigo Bush terão aprendido alguma coisa?…
Abraço, bom domingo.

Comentar por PR

Desta guerra, entre muitas outras de cariz geopolítico, há duas lições bem importantes às quais devemos prestar atenção:
– Uma das lições é que os média prosseguem objectivos políticos os quais, nesta crise, se mostraram evidentes. Os média russos, sob um regime aparentemente pouco democrático, mostraram o conflito sob a perspectiva moscovita, tal como seria de esperar. Contudo, a maior parte dos média ocidentais, longe de mostrarem isenção, cobriram a guerra sobretudo sob a perspectiva georgiana, e poucos foram aqueles que se deslocaram à Ossétia do Sul ou à Abkhazia para ver “o outro lado” do conflito.
Através de uma cobertura parcial, a guerra, que começou com uma agressão georgiana, rapidamente passou a ser apresentada como uma agressão russa. Inclusive, a Fox News cortou a palavra a uma refugiada no momento em que ela começou a louvar a ajuda recebidas das tropas russas.
Mas de todas, a maior lição, infelizmente, é que a democracia e os governantes democraticamente eleitos não são, necessariamente, sinónimos de paz. O presidente georgiano é apresentado à opinião pública interna e internacional como um campeão da democracia, dos direitos humanos e do mercado livre, e não há dúvida de que foi eleito democraticamente pela maioria da população, mau grado os apoios recebidos de além-Atlântico ou que o seu programa eleitoral fosse ferozmente nacionalista e anti-russo. Mas nem mesmo a enorme campanha mediática pró-georgiana que tem tido lugar nestes últimos dias pode camuflar o facto de terem sido as forças armadas georgianas, não as russas, a iniciarem o conflito invadindo brutalmente um território o qual, de facto, escapava ao seu controlo. Foi um acto agressivo, de guerra, e a ordem partiu de um presidente “democraticamente eleito”. Desenganem-se portanto aqueles que associam a Democracia a uma qualquer kantiana “Paz Perpétua”: a Democracia tem virtudes assim como tem defeitos, e é tão belicosa quanto os outros sistemas de governo. A prova está aí para quem a quiser ver.

Comentar por Pippo

Outra lição ainda (neste caso, uma ilação) é que a Europa, a UE, contunua a prosseguir objectivos diplomáticos incertos, mais seguindo, no caso da “Nova Europa”, os passos do amigo norte-americano.
Isto deve-se, na minha opinião, a dois factores: — a incapacidade defensiva europeia, incapacidade essa que deriva, não de causas materiais, é claro, mas de causas morais e psicológicas;
– e a indefinição do que é “a Europa” (como podemos nós ter uma política de futuro quando nem sequer sabemos aquilo que somos, isto é, quando não temos uma Identidade?)

Comentar por Pippo

Excelente caro amigo Pippo…

Comentar por PPHR

Dos cosas: En la prensa española NADIE analizó las causas del conflicto de una manera seria, solo los lugares comunes.
Hay mucho más de fondo que lo que parece, con conexión armamentistica Israelí, oleoductos, etc etc. Y los Georgianos hicieron el papel de tontos útiles, como los polacos en 1939

Comentar por pepin

Caro Pepin, em Portugal os meios de comunicação também apresentaram o conflito de uma maneira muito sui generis, isto para não dizer unilateral, ou seja, colocaram-seobjectivamente do lado dos Georgianos, os quais, são na realidade e como bem refres, os idiotas úteis. É óbvio que ninguém refere os interesses americanos nos oleadutos e o seu papel no processo de destabilização da Europa, Rússia incluida (plano magistralmente denunciado por Alexandre Del Vale).

Comentar por arqueofuturista




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: