Mensur, um ritual arqueofuturista
Julho 14, 2007, 11:31 am
Filed under: Em foco

Nos meus erradios passeios internéticos fiz uma interessante descoberta que dá pelo título de Mensur. Para aqueles que, como até recentemente eu próprio, desconhecem o que é o Mensur, devo dizer que se trata de um duelo ritualístico praticado com o sabre desde há um século nas universidades alemãs pela maior parte das associações de estudantes, exercício viril que havia sido proibido após a segunda guerra mundial, nomeadamente por um acordão do tribunal de Karlsruhe no já longínquo ano de 1953.  

Recuperada a sua legalidade, o Mensur persistiu, porém, no seu carácter secretista. As autoridades universitárias alemãs estimam em cerca de 5 mil o número anual destes combates, agrupando actualmente as associações mais de cem mil membros activos, presentes em mais de uma centena de universidades e grandes escolas alemãs.  

O Mensur, que representa a forma mais perfeita dos rituais colectivos estudantis, é acima de tudo uma exaltação da honra.

Os duelos rituais estão envoltos em segredos e os estudantes mantêm o mistério proibindo, aquando dos encontros, todas as fotografias e presenças estranhas. Apenas são autorizados a assistir aos seus encontros os seus pares e os antigos membros da associação. Os procedimentos do encontro, em contrapartida, são bastante bem conhecidos.  

O Mensur, que proibe a esquiva corporal, pratica-se com o corpo completamente imóvel, só o braço armado tem direito aos movimentos.  

O adversário não deve ser golpeado senão no rosto, no qual apenas os olhos são protegidos por óculos. Os adversários têm todo o corpo protegido por um vestuário estofado, coberto por um enorme avental de couro. A confrontação termina geralmente com alguns pontos de sutura, que permitirão posteriormente exibir orgulhosamente as cicatrizes. Porém, os estudantes alemães recusam associar o Mensur ao duelo pelo facto de não haver antagonismo entre os adversários, nem questões de honra em jogo. Aos seus olhos, trata-se de uma escola do controlo de si próprio.  

Citando um alto diplomata alemão: “É necessário crer que para selar a amizade não encontramos melhor que o combate.”


6 comentários so far
Deixe um comentário

Caro arqueofuturista,
A Cicatriz de Honra existe (existia) tambem na Universidade de Viena, local onde o grande Otto Skorzeny recebeu a sua.

Comentar por Legionário

Prezado Legionário tem toda a razão, Skorzeny era um notável “duelista” (os praticantes de Mensur não gostam da designação de duelo pelo facto de que não existe competição, vencedor ou vencido), tendo participado em pelo menos 15 combates. Se não me engano também Ernst Rhöm devia a sua tremenda cicatriz facial ao Mensur.

Este ritual estudantil havia sido proibido após a I Guerra Mundial e em 1936 voltou a ser legalizado e promovido pelo III Reich.

Comentar por arqueofuturista

Ia fazer esse reparo mas o Legionário já lembrou e bem que os austríacos praticam também o Mensur.Pelo que sei apresenta-se até com mais vigor em Viena que em qualquer outra cidade alemã. Interesso-me bastante por esta prática, julgo até que nunca tinha comentado este facto com o meu amigo arqueofuturista. Já agora para quem está interessado, existe um livro chamado ” Manual das sociedades secretas” de Michael Bradley que tem um capítulo dedicado ao Mensur, infelizmente é um capítulo não muito extenso.

Comentar por Rui Paulino

Pois é caro amigo, desconhecia esta prática até há bem pouco tempo, aliás como deixei transparecer no texto. Poderia ter-me apercebido da prática de duelos, mas não sabia do ritual nem das regras, ou sequer da curiosa idumentária. Muito interessante sem dúvida.

Comentar por arqueofuturista

Pode ser considerado o último vestígio da velha e viril nobreza germânica naqueles agora, infelizes territórios.

Comentar por Rui Paulino

Bom fim de semana, abraço.

Comentar por PR




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: