Do sentimento de pertença
Junho 3, 2007, 10:25 am
Filed under: Fala Guillaume Faye

Um jovem Francês deve considerar um jovem Dinamarquês ou um jovem Austríaco como um membro do seu povo, como concidadão do mesmo conjunto etno-histórico; mas deve olhar como estrangeiro, como exilado um Antilhense, um Vietnamita, um Argelino, ainda que estes vivam na França e falem francê, e mesmo que tenham a cidadania jurídica francesa. Discriminação? Racismo? Não, sentimento de pertença perfeitamente são e natural, comum a todos os povos da Terra e que os Europeus devem poder legitimamente praticar como os outros. Um Antilhense não olha como membro do seu povo o seu compatriota francês branco, nem mesmo o crioulo instalado na sua ilha. É seu direito mais estrito e esse sentimento honra-o, e prova que ele não se despreza a si mesmo. Na África Negra, em Israel, no Japão, em muitos países Árabes ou do Extremo-Oriente, está fora de questão que se considere como cidadãos ou que se atribua a nacionalidade aos que não compartilham as origens étnicas e religiosas do país.

Guillaume Faye. Nouveau discours à la nation européenne. 1985


4 comentários so far
Deixe um comentário

Susbscrevo inteiramente o que escreveu Guillaume Faye.

Miazuria (Miguel Angelo Jardim)

Comentar por Miazuria

Muito bem exposto.

É aqui que se torna necessário batalhar, em Portugal: o português consciente deve preferir a vitória desportiva dum atleta grego, russo ou sueco em vez da vitória de um Obikwelu.

De facto, não é uma questão de racismo, mas sim de preferência natural pela própria estirpe. Se, perante uma prova de atletismo, um indivíduo disser que apoia o seu irmão, ou o seu primo, ninguém se escandaliza; se disser que apoia o seu concidadão, ou seja, o atleta do seu País, também ninguém se chateia; mas se disser que apoia atleta x só porque este é da mesma raça, nesse caso o indivíduo é imediatamente olhado como racista, precisamente porque a racialidade foi transformada em assunto tabu por parte daqueles que lutam para destruí-la como conceito e critério de justa e legítima discriminação.

Comentar por Caturo

Eu tenho uma questão: afinal, no meio disto tudo, o que é verdadeiramente o Racismo?…o que é realmente ser Racista?

Comentar por Vera Maia

Etimologicamente Racismo seria a ciência da raça, embora também possa ser entendido como a tendência para valorizar e preservar as especificidades étnicas. Porém, como ao longo dos tempos este conceito foi manifestamente deturpado, conduzindo a um desvirtuamento da ideia original, o racismo derivou para uma tendência a sobrevalorizar determinada raça em detrimento de outras, tendência, diga-se em abono da verdade, que não é exclusiva de uma única raça, mas sim comum a todos os povos do planeta, não obstante a ideia transmitida por aguns pseudo-antropólogos ou intelectuais bem-pensantes.

Actualmente o racismo tem uma negativa conotação, sendo entendido como uma ideia de superioridade de dada raça e de ódio aos demais povos, sendo que se for entendido assim deverá necessariamente ser recusado e combatido, no sentido em que a preservação das identidades etnoculturais dos povos do globo não se faz através do fomento do ódio racial, mas antes pelo respeito da diversidade racial existente no mundo que se pretende multirracial.

Posto isto, se o mundo é multirracial naturalmente, torna-se lógico que os movimentos migratóios promovidos por sectores políticos, sociais e religiosos atentam gravemente contra essa diversidade mltirracial, na medida em que o convívio de povos diferente sobre um mesmo território acaba inevitavelmente por produzir uma sociedade multirracista, para descambar na mistura racial generalizada que destrói irremediavelmente a riqueza da diversidade racial existente no nosso planeta.

Comentar por arqueofuturista




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: