Impressões desde Constantinopla (Istambul) 4ª e última parte
Maio 27, 2007, 11:11 am
Filed under: Em foco

Por Miguel Ângelo Jardim   Na sua fenotopia os Turcos assemelham-se a qualquer outro povo da bacia do Mediterrâneo, não obstante ter visto muitas pessoas de olhos claros, verdes e azuis, e com cabelo louro.
A maior parte das mulheres cobre os cabelos com lenço islâmico, de estilo turco, mas também vêem-se muitas vestidas de acordo com os padrôes da moda ocidental. A maioria dos restaurantes ainda serve bebidas alcóolicas, ainda que Erdogan e o seu governo islâmico tenham tentado proibir o seu consumo. Um simbólico registo: não existem mulheres ou raparigas trabalhando nos restaurantes e cafés, salvo algumas excepções.
Não é, afinal, a Turquia um país muçulmano?
E a pergunta é inevitavel: será a Turquia um país Europeu?
Não mudei de opinião. A minha resposta vai pela negativa. É, em muitos aspectos, uma nação moderna, sobretudo quando falamos dos grandes centros urbanos, dispondo de uma elite económica, social e cultural com olhos postos na União Europeia, todavia ancorada numa encruzilhada, entre o Kemalismo, pan-turco, nacionalista, e a crescente influência islâmica, com raízes no Médio-Oriente. Duas visões incompatíveis com o modelo Europeu ocidental. Em ambos os casos, kemalismo e islamismo, são excluídos os direitos culturais e políticos das minorias históricas e autoctones da Ásia Menor: Gregos, Arménios, Curdos, Assírios (não confundir com os actuais Sírios), Alevis (grupo religioso herético segundo os muçulmanos), Árabes de Alexandreta.

Adicione-se que a realidade social, económica e cultural é inconciliável com os exigentes parâmetros definidos pela União Europeia.
E, por último, o argumento decisivo: o território turco localiza-se, em mais de 90%, no continente asiático.
Poder-se-á, em alternativa, oferecer à Turquia um estatuto de parceiro preferencial, de interlocutor privilegiado, mas jamais a sua plena adesão. A sua eventual integração significaria o fim de um projecto coeso e coerente para o conjunto da Europa. Por todas estas razões a Turquia nao pode, nem deve, aderir à União Europeia. Para felicidade e bem-estar dos turcos e dos europeus.

Concluindo:Constantinopla, hoje Istambul, é uma cidade paradoxal, contraditória, singular, fascinante e misteriosa. Rica de memória histórica, palco de encontro e desencontro de culturas e civilizações. Merece a visita e uma atenta observação, mas que nunca se olvide que em tempos se chamou Contantinopla.
Para que se saiba e se recorde.
Sempre!
 


8 comentários so far
Deixe um comentário

Herdou o nome de um Imperador Romano, Constantino I, tornando-se a capital do Império Romano, foi um autêntico centro da humanidade no passado…uma espécie de todos os caminhos vão dar a Constantinopla.

Ó Miguel ainda é possível visualizar alguma arquitectura Romana, de grande referência por aí ?

um abraço

Comentar por Pantera

Sim, caro Pantera, podes ver ainda as muralhas e ruinas do Imperio Bizantino, infelizmente vulneraveis perante a horda invasora dos turcos…

Abraco

Miguel Angelo Jardim

Comentar por Miazuria

hola. temgo una ‘pregunta linguistica’. o sea, se dice Lusitaneidade o lusitanidade? porque encontre los dos en internet. quizas se dicen ambos. gracias

Comentar por sikandar

Olá amigo Sikandar, apesar de aparecer na internet duas versões talvez o mais correcto seja Lusitanidade, ainda que Lusitaneidade me pareça uma versão mais arcaica.

Ciao Camerata.

Comentar por arqueofuturista

Grazie!

Comentar por sikandar

Como diz, e bem, o outro “a Turquia é um país da Ásia Menor.”
E aí se deve manter.

Comentar por social-patriota

“Por todas estas razões a Turquia nao pode, nem deve, aderir à União Europeia”

Caro Miguel, quando te dizia para ires direito ao assunto, era a isto mesmo que me estava a referir. Por acaso até estou de acordo.

Um abraço

Comentar por Tenebroso

Pronto, caro Tenebroso, esta esclarecido, e desculpe-me o excesso na linguagem…
E que eu nao sei com quem estou a corresponder-me!

retribuo o abraco

Comentar por Miazuria




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: