Dia da Europa
Maio 9, 2007, 9:27 pm
Filed under: Europa

 

O dia 9 de Maio foi institucionalmente promulgado pela União Europeia como o Dia da Europa, gesto de louvar mas o qual não é isento de coincidência com o término da II Guerra Mundial no já longínquo ano de 1945. Se essa data marca indelevelmente a derrota da Europa pelo desmoronamento da hegemonia global de que era detentora anteriormente ao dealbar do conflito, bem como o seu consequente espartilhamento pela tenaz americano-soviética, a verdade é que volvidos 62 anos não faz qualquer sentido persistir num anacrónico e míope ajuste de contas com o passado que hodiernamente apenas é conducente ao acirrar de indesejáveis ódios intra-europeus, em nada benéficos para a edificação do necessário Bloco Europeu.

Se não nos podemos rever, por antinomia ideológica, no presente projecto europeu com sede em Bruxelas, no qual o primado economicista impera sobre tudo o demais e olvida as especificidades etno-culturais que compõem a família europeia, também não deixamos de olhar com relativa esperança para esta UE como sendo um veículo para uma certa unificação técnica, económica e legal, à medida que vamos esquecendo certas rivalidades originadas por patriotismos excessivos e ridículos que nos levaram a tantas guerras civis entre europeus.(1)

Se historicamente a ciência comprova a existência de uma comum filiação parental entre a esmagadora maioria dos povos europeus, se é evidente a milenar comunhão cultural entre as inúmeras nações europeias e, por conseguinte, a partilha civilizacional dos mesmos valores, afigura-se indiscutível que muito há por burilar, todavia, no campo das mentalidades, ainda tão contaminadas ora pelos interesses forâneos promotores dos egoísmos nacionais, ora pela acidez individualista corrosiva dos laços comunitários.

Escreve António Lugano que “Ser europeu” não é uma circunstância meramente geográfica ou política, mas sim uma expressão étnica e cultural fundamentada numa realidade territorial, numa particularidade denominada Nação. Esse natural e minimalista conceito contém nele a vivência de cada um que o habita e a estrutura da comunidade que o contém.(2) Subscrevendo integralmente a supracitada observação, encaramos favoravelmente a institucionalização do dia 9 de Maio como Dia da Europa, mais sugerindo que esta data passe a figurar nos calendários de cada nação europeia como um feriado nacional, a bem do fortalecimento dos laços de irmandade, cooperação e solidariedade, assim como à concludente afirmação da identidade europeia.

(1) Luís Paulo Henriques in “Uma certa Europa”

(2) António Lugano in “Conceito de Nacionalismo”


6 comentários so far
Deixe um comentário

¿día de Europa o de los conquistadores de Europa? Para aclarar ésto recomiendo la lectura de “Imperium” de Parker Yockey. Salvo que hagamos como algunos países que celebran su derrota…
¿no es tiempo que reconozcamos que perdimos? ¿que los “nuestros” eran los derrotados, a los cuales se condenó incluso al “damnatio memoriae?

Comentar por Pepin

Ora aí está! Com as devidas …

Comentar por Legionário

Estimado Pepin, não creio que seja politicamente saudável persistir num ressentimento com mais de 60 anos de história. Há que olhar em direcção ao futuro. Para as gerações mais novas pouco ou nada interessa já o desfecho da II GM ou se o lado A cometeu mais crimes que o lado B.
Como referi no artigo esta União Europeia não é efectivamente a que desejamos, contudo, também não podemos ignorá-la por cegueira dogmática. Esta iniciativa de estabelecer um Dia da Europa parece-me muito positiva e salutar.

Caro Legionário, compreendo “as devidas”, mas devemos ser optimistas e assumir positivamente o percurso em direcção ao Imperium Europeu.

Comentar por arqueofuturista

Nem mais amigo Arqueofuturista, alias, na II guerra mundial nao se perdeu nem se ganhou…
A historia e os erros assim o determinaram….

Comentar por Miazuria

Estimado Arqueofuturista, cierto es que eltiempo corre, pero no lo es menos que en esta sociedad nuestra, los tópicos y mitos se repiten incansablemente. Para algunos, movidos por intereses económicos y políticos (no olvidemos que por ejemplo, elsupuesto holocausto es a la vez mitofundacional, alimento económico y justificación de acciones poco justificables del estado de Israel, y se actualiza “ad nauseam” con películas y series de tv) Para otros, para justificar ideologías vacías de contenido (la supuesta democracia) de la que se benefician unos cuantos amigos…
¿El día de Europa? Sí, por supuesto, pero….¿de qué Europa? De la de los mercaderes de Bruselas? Estimado amigo, me gustaría que efectivamente fuese el día de los Europeos y el día de Europa, pero en esta fecha y por esta gente, sería como celebrar el día del ateísmo el Domingo de Resurrección…
Dicho de otra manera, tenemos que mirar al futuro, es cierto, peroprimero es necesario conocer realmente nuestro pasado para saber quienes somos, y para pensar qué queremos llegar a ser..
En otras palabras, necesitamos establecer el “mito fundacional” de Europa y nuestra “idea-fuerza” (qué queremos ser) y no creo que coincida nuestra visión con la oficialista..

Comentar por Pepin

Não concordo com o meu querido amigo e camarada Miazuria quando ele diz que ” na II Guerra Mundial não se perdeu nem se ganhou”. Parece-me evidente que quem perdeu foram as forças nacionais do Velho Continente e como consequência disso a força da nossa europa ancestral. Agora também sou de opinião que não vale a pena estar a acicatar ressentimentos e que há que olhar para o futuro, caso contrário um destes dias lá andam os franceses à chapada com os alemães, os alemães com os polacos etc….etc….

Comentar por Rui Paulino




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: