Povos houve que desprovidos de cultura por este planeta transitaram sem deixar testemunho dessa passagem, desvanecendo-se na poeira do olvido de uma História inexorável para com aqueles que a desprezam. Resistentes à decadência cultural em que mergulharam as sociedades contemporâneas, presas no pantâno do individualismo, esse visceral inimigo da Tradição, emergem vozes, quais gritos de raiva neste mundo em ruinas, que procuram contrariar os sinais dos tempos.
Zeloso guardião dos valores europeus, parte intrínseca da nossa cultura, é O Sentinela, o qual diagnostica com precisão cirúrgica todos os males de que padece a nossa sociedade.
Mneme é o projecto paralelo do mestre António Lugano, animador do blog-revelação Prometheus, sendo que através do Mneme o veterano autor encetou um combate da e pela memória frente ao nada…
Espaço de formação e informação é por excelência o Forum da Terceira Via, aqui anteriormente referenciado, mas cujo mérito obriga a nova menção. Inscrevam-se e participem, a bem da nação.
Um blog regionalmente enraizado é O Restaurador da Independência, o qual adoptou a ideia do evento das 7 Maravilhas de Portugal e decidiu pôr à votação as 7 Maravilhas de Vila Vilçosa.
Por fim, longa já vai a lista, desejo referir que decidi criar um novo blog, um espaço sem outra pretensão que não seja a de dar a conhecer aquele povo, aquela civilização, aqueles homens e mulheres cujos feitos se inscrevem nas mais gloriosas páginas da História da humanidade e que nos legaram como marca inolvidável da sua presença neste planeta episódios de uma beleza épica inigualável. Refiro-me, claro está, a Esparta, essa cidade-estado da Grécia Clássica tão abominada pela tirania do pensamento único e infelizmente tão desprezada pelos historiadores portugueses, bem como pelos editores livreiros, no sentido em que não existe praticamente obra alguma na língua de Camões exclusivamente referente aos espartanos. Espero, não obstante a escassez de tempo, modestamente contribuir para ajudar a colmatar essa lacuna.