O racismo anti-branco : mitos e preconceitos
Dezembro 26, 2006, 11:57 am
Filed under: Em foco, Europa

 

1. O mito do “berço de ouro “ 

O primeiro mito específico do racismo Anti-branco é o mito do “berço de ouro”. É a crença que ter nascido branco constitui uma vantagem inata em todos os domínios da vida, quer sejam privados ou profissionais. Devido à sua cor de pele, os brancos teriam o direito a todas as espécies de vantagens que lhes garantiriam uma existência fácil. Decorre, no espírito do racista que adere a esta crença, que uma pessoa de tipo europeu não poderá jamais comungar dos mesmos sentimentos nutridos por um ser humano que pertence a um outro grupo étnico. Este mito contém a sua própria negação: prova pela sua própria existência que os brancos podem ser vítimas de preconceitos racistas. O desemprego, a doença, a morte, a depressão, o luto, o racismo são dramas e dificuldades que os brancos sentem de maneira igualmente aguda e de modo igualmente frequente que os outros seres humanos. Ter nascido branco não é um seguro ou uma protecção contra as dificuldades da vida: a ampla maioria dos brancos não nascem ricos, bonitos e famosos. Declarar que ser branco, é gozar de um privilégio inato, é negar a plena humanidade aos que assim nasceram.  

2. O mito da superioridade branca  

O discurso sobre o mito da superioridade branca consiste, para os outros grupos étnicos, em tomar os brancos como bodes expiatórios dos seus falhanços. O mito da superioridade branca consiste em atribuir aos brancos a responsabilidade dos problemas possíveis e imagináveis que afligem um indivíduo pertencente a uma minoria étnica no seio dum povo Branco e da nação que é o reflexo das suas aspirações e das suas capacidades, ou inversamente pertencente a uma maioria étnica num país onde habita uma minoria branca.A crença na superioridade branca atribui aos Brancos intenções sistematicamente maliciosas em relação aos outros grupos étnicos. Assim, qualquer problema não resolvido por estes povos ou por estas comunidades será considerado como o resultado da má vontade dos brancos. Na realidade, não existe uma fatalidade que leve a que qualquer grupo étnico que entre em contacto com os Brancos esteja condenado sistematicamente ao falhanço e a ser dominado por estes: Hoje, o Japão e a Coreia do Sul são respectivamente a segunda e décima potências económicas mundiais, o que os coloca na frente de numerosos povos brancos. Nestes dois casos ninguém sugere em atribuir o mérito do sucesso destes  povos aos Brancos… 

3. O mito do racismo específico  

Para as pessoas que crêem no racismo específico do homem Branco, os Brancos serão sempre racistas por natureza. O racismo dos Brancos é mais importante quantitativa e qualitativamente que o dos outros povos. Aderir ao mito do racismo específico do homem Branco, é demonstrar preconceitos racistas em relação aos indivíduos de tipo europeu. O racismo manifestado por certos Brancos não é nem pior, nem mais frequente que o dos indivíduos pertencentes a outros povos. Contudo, ele é muito mais documentado e mais frequentemente denunciado pelos meios de comunicação. 

4. O mito da irracionalidade dos Brancos  

O mito da irracionalidade dos brancos é a crença segundo a qual qualquer conflito, qualquer tensão ou qualquer desacordo que podem emergir entre os brancos e os outros grupos étnicos não se pode encontrar a sua origem senão num comportamento irracional das populações europeias (por exemplo, o “sentimento de insegurança” imputável à “xenofobia” das populações brancas).Na realidade, o ressentimento ou a hostilidade dos brancos no que diz respeito aos outros grupos étnicos ou em relação a alguns dos seus membros podem ser perfeitamente justificados. Com efeito, de maneira colectiva ou individual, os membros dos outros grupos étnicos podem adoptar um comportamento, fazer opções políticas ou ter um discurso que é – directa ou indirectamente – preconceituoso em relação aos brancos. Estes preconceitos podem ser de natureza política, social, identitária ou física.Em situações de conflitos ou de tensão inter-étnicas, a apresentação do comportamento de indivíduos ou de populações brancas como unilateralmente racistas, xenófobos, sem fundamento e meramente irracionais deverão ser sempre acolhidos com cepticismo. 

5. O grande preconceito  

Ouando um conflito opõe um(a) branco(a) a uma pessoa pertencente a um outro grupo étnico. É sempre o(a) branco(a) que é o(a) agressor(a) racista, e é sempre a pessoa pertencente a um outro grupo étnico que é vítima de racismo. 


39 comentários so far
Deixe um comentário

Muito bom texto, merece maior difusão. Parabéns.

Comentar por Vanguardista

gostei da materia

Comentar por luis Henrique Rodriques barbosa

esse artigo deve ter mais assunto para pesquisa

Comentar por janaina

Esta é a mensagem politicamente incorreta que não passa na televisão, porque o ibope está em mostrar “mártires” na sociedade.
É um excelente texto que não é atribuído em um discurso no Dia da Consciência negra.

Comentar por Renato

ai ai… acompanha uma batida policial pra ver se tem racismo igual pra negro e pra branco…

Comentar por Aline

se o cara estiver errado ele vai pagar as consequências independente da etnia, agora você ta dizendo que se o cara for negro ele não pode ser abordado por policiais? quem é o racista aqui agora? se liga garota, cresça e apareça.

Comentar por jeferson

vcs brancos aceitao que mautrate os brancos…vc nao aceitao que mautratem os brancos agora eu vejo na rua que os brancos saem da cadeia so por que tem dinhero pos isso nao e bom pra os brancos na escola da minha irma e so 4° 5° seri ne dicerao que ia casseta os brancos,eu nao sou nega mas tambem nao sou branco so oos dois eu acho que fica ruem pra tosos…

Comentar por yasmim dourado

Estamos pregando igualdade , ou estamos querendo provar que o negro é melhor que o branco !! Eu sou branco sim e também já fui varias vezes revistado por policiais em festa , fazer oque se alguem falar isso que eu disse na mídia acho que não vende disco ou não ganha voto . imagine essa fala :- Vou votar nele porque ele é negro ; isso não seria racismo . Agora iremos mudar um detalhe :- Vou votar nele porque ele é da raça branca ; esse aqu acoabou de cobrar guerra com Deus e o mundo ,isso é se ele não para na cadeia . Sou contra o preconceito sim mas tem momentos que eu acho que as pessoas estão querendo ver uma guerra civil onde os negros sairão vitoriosos e todos os brancos mortos . Quero igualdade sim mas não guerra de ideologias que só aumenta a rivalidade entre as raças !!!!

Comentar por fabiano

o texto e simplesmente idiota,nao considera as relaçoes socioeconomicas do pais,fatores historicos nos quais, os brancos colonizaram e mataram negros e indios por causa da definiçao de se jugar superior.este texto contem carater egoista subjetivista

Comentar por Anónimo

Só os brancos mataram e escravisaram os negros e os indios?
Até onde a hitória mostra, quem vendia os negros e os indios para os brancos eram os próprios negros e os próprios indios, e mais também escravizavam ao seus semelhante, e os conflitos etnicos estes se estende até a datas próximas; a exemplo o massacre de Ruanda não foram brancos dizimando negros, mas sim negros dizimando negros e os indios então, sei de tribos que praticavam a antropofagia, empalamento e toda barbarie contra outros índios, índio contra índio, e para os brancos não ficarem atrás nessa idiotice toda, vamos lembrar as guerras entre brancos a exemplo a 1ª e a 2ª grande guerra!
Olhe também sobre os japonese e o pessoal da ilha de Okinawa, ou então os Koreanos que foram as noticia mais atual.
Não exite apenas racismo de brancos contra negro ou outro grupo étnico, ou o contrario existe a imbecilidade, de um se achar melhor que o outro, e ai vc mistura tudo no liquidificador, põe um pouco de pimenta e a guerra está feita, Igualdade prega vc igual a eu igual que é igual a ele e assim vai,pois todos somos iguais, e quanto a relação socio economica,ela sim é o grande problema, do negro pobre do branco pobre e toda etinia pobre, pois o nivel de qualificação e educação é baixo, e isso sim merece atenção. Pois as pessoas tem a necessidade do aprender, para assim poderem melhorar de vida, e o maior racismo é do politico que prega essa guerra toda seja o ex-ministro britânico Jack Straw, ou seja a a ministra M.Ribeiro isso sim é racismo!!!, contra o negro o branco o indio, pois nesse mundo Todos somos iguais perante Deus.
O grande mal não é o branco ou o negro ou o indio ou qualquer etinia que seja, mas sim o quanto respeitamos as diferenças físicas e culturais com imparcialidade,pois isso serve para que não olhemos para o grande cancer que multiplica a miseria em nosso pais, isso sim é uma grande segregação !!!

Egoista: Que ou o que só se preocupa com os seus próprios interesses

Subjetivista:Relativo ao subjetivismo
tendência a considerar e avaliar as coisas de um ponto de vista meramente pessoal

Amigo discordo do carater consiserado do texto
Abraços!

Comentar por Ventura

Idiota, e repulsivamente desonesto, é vir sempre com a conversa das «relações sócioeconómicas» e com a suposta culpa dos brancos, quando na verdade foram os brancos que, UNILATERAL E EXCLUSIVAMENTE, acabaram com a escravatura.

Comentar por Caturo

Os brancos acabaram com a escravidão pq já tinha chegado na era da industrialização, meu caro e, eles precisavam se recompor no mercado criando indústrias e como forma de expansão e sobrevivência econômica… A princesa Isabel Não foi boazinha para despertar de manhã e ter tido uma boa ação de libertação dos negros…É o q eu falo e repito: As querem ter opiniões e formalizar respostas sem o básico do conhecimento… gente fala sério, vai estudar mais q na escola naum está sendo o suficiente…

Comentar por Tágma

Os negros tiveram tanta culpa quantos os brancos em relação à escravidão. Muito negro liberto se tornou traficante de escravos, quem quiser conferir, tá registrado pela História.

Comentar por Gabriel Antunes

Mas vc, Gabriel pode ter toda a certeza do mundo de os mais culpados certamente foram os BRANCOS…Quem mandou tirar o negro de sua terra nativa para tornarem escravos??? Isso se chama história e conhecimento da mesma… o q vc naum possui, certamente!!! Dê mais uma olhada em todos os livros de história q falam de escravidão, desde a sua raiz e, vc verá q o q está falando naum passa de “achômetros” da sua parte de ignorÂncia histórica!!! Antes de dar qlquer opinião leia e informatize-se alusivo ao assunto e, com bases concretas formalize a sua opinião que, certamente mudará 80% ou mais.

Comentar por Tágma

minha querida, quem escravizou os negros foram eles mesmos ou vc acha que os portugueses chegaram matando todo mundo na africa?

Comentar por caio

Tágma, então vamos lá minha linda: “mais culpados certamente foram os BRANCOS´´ MENTIRA, quem começou a escravidão foram os árabes e alguns negros da africa do norte, estude história você, tá parecendo que tá repetindo a ladainha da globo e do lula kkkkkkkkkkk. “Quem mandou tirar o negro de sua terra nativa para tornarem escravos?´´ como já disseram foi o próprio negro, não tem o que discutir, se você não quer aceitar a realidade é problema seu!!!. “Antes de dar qlquer opinião leia e informatize-se alusivo ao assunto e, com bases concretas formalize a sua opinião que, certamente mudará 80% ou mais.´´ minha querida eu já tenho a minha opinião formada, eu não fico repetindo o que a esquerdalha fala como você, cresça primeiro pra depois querer ditar o que os outros devem ou não fazer.

Comentar por jeferson

Isso ae. Texto perfeito. Branquelada filha da puta tem q se foder. Morram brancos, filhos de Satã. E preparem-se, pois a revolução vai começar. Poder negro!

Comentar por Niger of night

Eu sou negro e digo-te, tu és um racista de merda! pk tas a fazer isso? Epah somos todos iguais

Comentar por Ruben

o “poder negro´´ até hoje não resolveu a fome na africa, porque será? quando vocês resolverem o problema do seu próprio povo ai sim você vem pagar uma de fodão na net blz?!

Comentar por jeferson

Sou branco e sou contra o preconceito…..mas esse texto naum cita nem pelo menos uma vez…o preconceito de negros contra os brancos …….tbm……vai um branco num bairro dos EUA ondi a maioria eh negra…pra vc ver se não ha preconceito dos negros tbm.valeu…e quem sabe um dia essa coisa de preconceito seja jogada pra escanteio.

Comentar por balakero

odeio negro

Comentar por josemar wagner

Os brancos são filhos de Satanás, não existe gente mais cruel e maligna do
que vocês, vocês são o mal personificado

Comentar por Vinícius

E tu és um macaco de merda. Hás-de me dizer onde é que foste maltratado por brancos ainda por cima nos dias que correm. Estou eu mais sujeito em ser espancado e morto por negros do que tu seres atacado com insultos raciais. se não gostas de brancos, o que é que estás a fazer na terra deles? Abala mas é daqui. Boa viagem

Comentar por Viriato

quem mata crianças deficientes(albinismo) pra fazer macumba para o próximo são os negros, quem são os demônios mesmo hein? quem? quem?, sua raça só serviu pra fazer merda na humanidade a começar pelos cornos inúteis egípcios que se auto-destruíram, estude história antes de sair falando merda seu LIXO!!!!!!!!.

Comentar por jeferson

Não somos todos iguais, temos diferenças que devem ser respeitadas e preservadas. E o mínimo que as demais raças podem começar a fazer é reconhecer a superioridade da raça branca, os grandes avanços tecnologicos, as artes, as nações poderosas existentes hoje… Tudo isso é devido ao desenvolvimento constante do homem branco ou de povos que inspiraram-se em nossas façanhas. É claro que isso não significa que devamos desrespeitar as demais raças, mas que as diferenças e as obras de cada raça sejam respeitadas e reconhecidas. Meus cumprimentos ao camarada que escreveu o texto.

Comentar por Johann

Tô vendo a sua superioridade.
Causaram as maiores guerras que esse mundo já viu,causaram todos os tipos de genocídeos que existiram, trouxeram desgraça para todos os povos que entraram em contato, causaram o aquecimento global e disceminaram vários tipos de doenças.

Meus parabénbens, os brancos realmente são superiores, superiores em levar a maldade, o ódio e a desgraça de todos. Autênticos filhos o demônio

Comentar por Vinícius

fazer o que se os negros são tudo CÚ e não tem cacife pra levar uma com os brancos? e sabe pq? porque se eles fazem isso a midia nunca mais vai defender eles. e vc é um otário pq qualquer idiota sabe que na africa os caras dão pena de morte até pra quem é gay.

Comentar por caio

Vinícius, presta atenção seu babaca, quem que mata albinos na africa pra fazer macumba? quem que mata brasileiros na africa? quem violenta as mulheres na africa? responde essas ai agora seu otário, vc é macho atrás de um pc mas mostra a cara na rua e fala isso na frente de um branco pra tu ver o que que te acontece. é por otários igual a você que os negros não são aceitos na sociedade. vai dar uma de malcon x na casa do caralho, racismo é crime inafiançavel e funciona pra qualquer, leia bem, QUALQUER ETNÍA, então pensa bem antes de chamar algum branco de “demonio´´ tá princesinha da etiópia?.

OBS: não sou racista, mas fico puto com esses caras que se fazem de coitadinhos na rua e metem o pau nos brancos na net, isso é uma puta falta de caráter do cidadão.

Comentar por lucas

A vida inteira me chamam de branquela,cor de lagartixa,namorada do Gasparzinho.
Dizem que tenho que tomar uma cor,pq pareço doente [????….nem anemia eu tenho pra dizerem isso]….

Sou branca,sou pobre e já sofri muito preconceito por isso,até mesmo em programas de ajudas a pessoas com baixa-renda não pude entrar pq eles dão preferência á “quem precisa de verdade” [eu que morra de fome ou não me qualifique profissionalmente pq sou branca!]

Vai uma “branquela” num pagode ou numa balada só com negros e eles já começam achar que vc tem dinheiro,é esnobe e o cacete….

Eu nunca bati,xinguei,humilhei,ou fiz de escravo nenhum negro….e pq eles me tratam como se eu fosse uma sinhá????

E parece que eles não sabem de história pra ver que vários povos [brancos,amarelos,etc] sofrem com preconceito e escravização até hoje.

acho que é só…..

Comentar por Lucy VB

Olha, Lucy… não generalize e nem seja esnobe em suas palavras…não há necessidade de falar: “Pq eles me tratam como se eu fosse uma sinhá ?”. Pois se vc falar isso de novo, aí sim será mto questionada e até mesmo xingada.Já estou cansada de vcs, brancos generalizarem a situaçao… de ver negro q naum se considera negro… enfim, estou cansada de tudo… pq do memso jeito q vcs encontram um jeito para falar q todos os negros naum gostam de brancos, nós tbm falamos e achamos o mesmo!!!

Comentar por Tágma

tagma vc se diz negra entao quero que vc me responda por que um negro pode ofender uma branco que nada acontece com ele
e se um branco fala qual quer coisa ja é julgado por racismo e vai pra cadeia branquela azeda nao é o mesmo que negro sujo por os negros podem chigar os brancos e os brancos nao podem ??????

Comentar por patricia albergoni

Qualquer pessoa endinheirada sai da cadeia; existem muitos policiais negros e mulatos que na batida prensam outros negros; é muito fácil jogar a culpa nos brancos por tudo que acontece de ruim com negros.

Não preciso de cotas, não sou rico, mas mesmo assim vivo bem com minha carreira profissional.

Preciso estudar e batalhar para garantir vaga em emprego e para equilibrar finanças, não possuo mentalidade fraca para buscar a solução no crime ou na bebida.

Não saio por aí gerando crias sem pensar no dia do amanhã, mas nem por isso dispenso o sexo.

Não fico chorando por cotas, pois próximo da minha casa existem bibliotecas e colégios públicos,para quem possui coragem e disposição para pegar em um livro.

Conheço uma grande quantidade de negros que pensam igual, e muitos não vivem como excluídos da sociedade, porque não ficam de mimimis…

Comentar por Renato

se um branco chiga ou ofende uma negro ele vai pra cadeia
agora um negro pode ofender um branco que nada acontece
sou branca e minha vizinha é negra ela me ofendeu com palavras como branquela azeda se fosse eu que tivese chamado ela de negra encardida eu estva na cadeia por racismo o racismo vem da maior parte dos negros

Comentar por patricia albergoni

concordoo todos devemos ter respeito
com todas as pessoas nao importa cor classe social pais etc

Comentar por Anónimo

Muito bem concordo Temos que ter respeito a todos seja ele Negro , branco azul rosa independente de sua cor classe social ! seja Um animal Racional ou irracional devemos ter a noção de que todos merecem o respeito que gostaríamos de ter.

Comentar por Larissa de Britos Inacio

A pele escura impede que uma essencial vitamina B, o ácido fólico, seja destruído. Portanto, na ausência da medicina moderna e de uma dieta adequada, uma pessoa com pele escura nos trópicos viveria mais, seria mais saudável e mais propensa a se reproduzir do que uma pessoa com pele clara.

Por outro lado, como a pele escura impede que a luz solar penetre na pele, ela dificulta a produção de vitamina D3.

Portanto, quando os seres humanos migraram para regiões do norte, onde a luz solar é menos intensa, os baixos níveis de vitamina D3 se tornaram um problema e as cores de pele mais claras começaram a aparecer.

Este baixo nível de pigmentação permite que os vasos sanguíneos se tornem visíveis, o que dá a característica de cor pálida roseada de pessoas brancas. A perda de melanina em pessoas brancas é agora considerada como ter sido causada por uma mutação em apenas um gene de 3,1 bilhões de genes do DNA.

Comentar por cujavai

acho que o racismo vem dos proprios negros.conheço um negro ke me disse ke so fica com loira dos olhos azuis pq sera?isso nao e racismo? pq a maioria dos negros tem vergonha da cor da sua pele?eu sou bem branca e ja sofri muito preconceito sendo chamada de brankela azeda vela e etc.mas como sou de boa nem levei a serio mas meu sonho e usar uma camisa escrita 100 por cento branca sem ser mau interpretada afinal nao sou racista so tenho orgulho da minha cor…

Comentar por michelle

Para terminar a conversa. http://africas.com.br/portal/consciencia-negra-o-que-e-e-como-usar/

Comentar por Anónimo

Muito bom, a mídia e a educação não falam de preconceitos com as pessoas brancas (e também as de descendência alemã). A educação vive martelando consciência negra mas não fala dos problemas das pessoas brancas. Quero deixar aqui uma experiencia própria: se um homem branco não quer namorar uma neguinha, é racismo, agora, as loiras que se negam a namorar um branco ninguém diz que é racismo.

Comentar por abc




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: