A Batalha das Termópilas
Dezembro 13, 2006, 9:55 pm
Filed under: Europa

A Batalha das Termópilas, travada no contexto da II Guerra Médica, decorreu no Verão de 480 a.C., no desfiladeiro das Termópilas, na Grécia Central. Ali, de acordo com a tradição veiculada pelo historiador Heródoto de Halicarnasso, 300 Espartanos, sob o comando do seu rei Leónidas I, acompanhados por não mais de 7 000 aliados de outras πόλεις (cidades-Estado) helénicas, enfrentaram milhões de Persas (na verdade, talvez apenas um quarto de milhão de homens) liderados por Xerxes, filho de Dario I. 

Não obstante o exagero dos números apresentados por Heródoto, a grande disparidade numérica entre os contendores levou a que a batalha terminasse com uma aparentemente retumbante vitória persa, muito embora os Gregos, antes de serem totalmente aniquilados, tenham conseguido inflingir um elevado número de baixas e retardar consideralvemente o avanço dos Persas pela Grécia. A intervenção dos Gregos, para além de os levar a morrer como homens livres, e não como escravos persas, foi de tal modo decisiva para o futuro do conflito, que bem podem ser também considerados vencedores. 

De facto, não vence uma batalha apenas aquele que destrói o exército inimigo, mas sim aquele que cumpre o seu objectivo – e os Espartanos, ao deterem durante dias os Persas nas Termópilas, permitiram a salvação de Atenas e, por conseguinte, das bases da futura Civilização Europeia. Esta foi, pois, uma batalha decisiva sob todos os aspectos.

Fonte: Wikipédia


5 comentários so far
Deixe um comentário

Bom texto e bonita imagem.

Saudações.

Comentar por Santarém Identitiária

Este é o exemplo que se perfilha como o expoente máximo da resistência europeia pelos seu modus vivendi contra o invasor estrangeiro. Parafraseando um espartano, os nossos peitos são hoje a muralha que defende a nossa Europa contra o invasor oriental.

Comentar por Giustiniani

a historia é verdadeira?

Comentar por antonio

Esta história é assumida como verdadeira, o que não impede de ter alguns elementos fantasistas.

Comentar por arqueofuturista

tesãããããão!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!1

Comentar por nickolas




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: