A erosão cultural das Identidades na Europa – parte 2
Dezembro 11, 2006, 6:54 pm
Filed under: Europa

Aqui fica a segunda parte deste interessantíssimo artigo redigido meu pelo nobre amigo Miguel Jardim. 

Internamente cercadas e por contradicões e antagonismos que se reflectem nas aspiracões de autonomia territorial (Euskal-Herria, Bretanha, Córsega, Catalunha, Escócia, Galiza, Pais de Gales), ou por reclamacões de índole cultural, casos das minorias religiosas, linguísticas, as sociedades são, cada vez mais, aglomerados de indivíduos anónimos, em  busca cega das suas raízes identitárias e comunitárias. O cerne da questão é que aqueles legítimos anseios confrontam-se e chocam com a realidade dos factos. Esta, a realidade social, política e económica, revela-se negadora das marcas e referências locais, definidoras e edificadoras das identidades matriciais. 

Em simultâneo, os tentáculos do capitalismo financeiro internacional, vão ditando as regras que regulam ou desregulam a humanidade. Hoje, nenhum estado, ou nacão, exerce a “soberania” suficiente para recusar esta ditadura internacional e apátrida do dinheiro. O valor de referência e medida  é o preço estabelecido pelo mercado selvagem, liberto de consideracões éticas e morais. Os seres humanos não escapam a esta avaliação mercantil. Paralelamente, e de uma forma subtil, mas não menos persuasiva, vão-se transmitindo e veiculando os produtos “sub-culturais”, alojados nos meios de comunicação do “politicamente correcto” e subordinados à oligarquia internacional de todas as matizes (CNN, FOXNEWS,MTV,Al_JAZZIRA), e na gigantesca máquina de Hollywood que inunda, de uma forma quase totalitária, as salas de cinema e de video de todo o mundo. Vejam-se as dificuldades colocadas a Mel Gibson para produzir e realizar o seu filme sobre Jesus Cristo…a denominada “globalização”, na verdade o mundialismo desavergonhado, não é de todo inocente,  transporta consigo uma carga ideológica com contornos e objectivos bem definidos.


3 comentários so far
Deixe um comentário

Estimado amigo:
Llegamos a uno de losproblemas que se viene incubando en la civilización occidental (o lo que queda de ella) desde 1789, y es el ascenso imparable del dinero como fin ultimo y como unico detentador del poder (ese es el significado ultimo de las revoluciones del s xix). Posteriormente y desde principios del xx invade además los medios de comunicación y ahora fagocita la estructura del estado. La pregunta es: ¿cuales son los designios de los que mandan hacia un continente totalmente invertebrado y, a día de hoy, sin voluntad?
Sugiero la lectura de J. Bochaca (la historia de los vencidos) libro q no es facil de encontrar, pero vale la pena, para tener otro punto de vista interesante.

Saludos a todos
Pepin

Comentar por Pepin

«O valor de referência e medida é o preço estabelecido pelo mercado selvagem, liberto de consideracões éticas e morais»

Exacto, esta questão é importante, porque mais que o velho ódio da nossa área ao capitalismo eu considero que o problema é precisamente quando a economia suplanta o político e passa a ser o princípio e fim; pelo contrário, quando o mercado está sujeito a uma visão normativa ou ética da comunidade assegura-se a necessidade de balizar a economia para lá da simples eficiência.

Comentar por Rodrigo

Pues entonces, amigo Rodrigo, saca conclusiones sobre quién puede estar interesado en una sociedad desvertebrada, sin ningún criterio ni referencia moral, y a la que tanto de 8 que 28, porque “hay que respetar la pluralidad de opiniones” según predican a los cuatro vientos los “tontos utiles” (pej. Zapatero) bien orquestados por los “objetivos” medios de comunicación.

Comentar por Pepin




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: