Artes marciais de raíz europeia
Novembro 21, 2006, 10:50 pm
Filed under: Raízes

Deixo aqui um conjunto de sites sobre artes marciais europeias para que se possa conhecer melhor o espírito combativo europeu: 

Pankration (Grécia)

Savate (França)

Systema (Rússia)

Sambo (Rússia)

Nova Scrimia (Itália)

Jogo do Pau, é uma arte marcial genuinamente portuguesa e, de acordo com alguns, a melhor técnica de combate com arma de todo o mundo.
 
Quanto à sua origem, há várias teorias, desde a da raiz céltica até a uma suposta influência vinda da Índia (da arte marcial indiana Escrima Kali, a qual teria vindo para Trás-os-Montes na época dos Descobrimentos). Outra genealogia, mais prudente, considera que tal especialidade bélica deriva directamente do manuseio da espada de duas mãos da época medieval. Com o advento das armas de fogo, as espadas foram desaparecendo dos campos de batalha, mas as técnicas foram preservadas no seio do povo dos campos que as usava para se defender de malfeitores.
Para quem preferir abordar o tema de uma maneira menos física e mais literária, recomendo a leitura do magnífico «O Malhadinhas», de Aquilino Ribeiro, no qual se descrevem pormenorizadamente combates de Jogo do Pau (e até se fala num episódio de uma demonstração de lealdade entre dois nortenhos que lutaram juntos contra um grupo de ciganos). 

PS/ Agradeço ao Caturo pela explicação sobre o Jogo do Pau.

 


2 comentários so far
Deixe um comentário

os japoneses sao considerados os mais inteligentes e as suas artes marciais sao as mais elaboradas

as artes marciais europeias nao envolvem tanto o uso da mente, sao artes muito pouco desenvolvidas

é quase como compararmos musica classica a hip hop

nas artes marciais fica provado que os japoneses sao mesmo os mais inteligentes

Comentar por Areg

Caro Areg, antes de mais quero dizer que este artigo sobre as artes marciais europeias não tinha como objectivo expressar a superioridade das artes marciais europeias sobre quaisquer outras existentes no mundo e/ou praticadas por outros povos.

Devo dizer-lhe também que não concordo com a sua afirmação de que os japoneses são os mais inteligentes, já que me parece carecer de fundamentos antropológicos e históricos. Ainda assim, se os japoneses fossem mais inteligentes isso não serviria senão para demonstrar que as raças e etnias humanas são bem diferentes…

No que concerne às artes marciais orientais, estas são efectivamente mais elaboradas que as europeias, isto pelo simples facto de que os europeus, cultural e civilazicionalmente mais evoluidos, não terem tido necessidade de aprofundar e aperfeiçoar as suas artes marcias tradicionais, na medida em que a sua arte militar evoluiu exponencialmente em relação a qualquer outro povo do planeta. Basta recordar que foram os portugueses quem introduziu a arma de fogo no Japão, já que estes ainda se degladiavam como os europeus já haviam deixado de o fazer à imenso tempo.

Em conclusão, na arte militar, nos assuntos bélicos, nenhuma outra raça ou etnia se detacou tanto como os europeus.

Comentar por arqueofuturista




Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s



%d bloggers like this: