Resident Evil 5, um jogo racista?
Agosto 3, 2007, 11:36 am
Filed under: Em foco

Não sendo eu um verdadeiro entusiasta dos jogos de computador, soube recentemente que a saga do já lendário jogo Resident Evil irá conhecer um novo lançamento para breve, desta feita intitulado Resident Evil 5. Ora se até aqui nada de particularmente especial, acontece que que este jogo está envolto em polémica ainda antes de preencher os ecrãs. Resident Evil não são jogos propriamente pedagógicos ou intelectualmente estimulantes, pelo contrário, o jogador tem por tarefa monotonicamente executar todos os zombies que lhe vão em catadupa surgindo pela frente. Definidos como Shoot and kill, existem centenas de jogos similares ao Resident Evil para deleite de todos aqueles que procuram escapulir momentaneamente à agridão da realidade do dia-a-dia.

Mas afinal o que leva Resident Evil 5 a ser digno de reparo, perguntarão por esta altura aqueles que estas linhas lêem? Pois bem, acontece que os produtores deste jogo de computador decidiram inovar no conteúdo gráfico do mesmo, alterando a localização geográfica e a composição racial dos zombies. Se o herói do jogo continua a ser o mesmo, um jovem branco com especiais aptidões físicas e uma portentosa preparação militar, já os temíveis zombies parecem ter chegado a África, disseminando-se toda a população negra desse continente.

Sempre ávidas de jogar outro tipo de jogo, o da auto-comiseração, diversas instituições negras (ou afro-americanas) dos EUA acusam Resident Evil 5 de ser um jogo racista e discriminatório, no qual se instiga ao assassínio de pessoas negras, tendo como instrumento virtual um super-herói… branco.

Porém, se nada disto que relato causa estranheza aos leitores, por habituados que estão a assistir ao recalcado coro da discriminação, habilmente explorado por algumas pessoas que padecem de um, a meu ver, infundado sentimento de inferioridade, tornar-se-á interessante atentar nos seguintes dados:

- O personagem principal do jogo é recorrentemente um homem branco.

- Se tomarmos por base a actual composição racial da humanidade, na qual a raça branca é minoritária em relação às demais e se compararmos toda a série de jogos Resident Evil, podemos concluir que efectivamente é patente a discriminação racial, na medida em que, à excepção deste vindouro Resident Evil 5, todos os malvados zombies foram retratados como pessoas brancas.

Para tornar mais compreensível vejamos o seguinte esquema:

Resident Evil 1 – Os zombies são pessoas brancas
Resident Evil 2 – Os zombies são pessoas brancas
Resident Evil 3: Nemesis – Os zombies são pessoas brancas
Resident Evil Code: Veronica – Os zombies são pessoas brancas
Resident Evil Survivor – Os zombies são pessoas brancas
Resident Evil Gaiden – Os zombies são pessoas brancas
Resident Evil: Survivor 2 Code: Veronica – Os zombies são pessoas brancas
Resident Evil Zero – Os zombies são pessoas brancas
Resident Evil: Dead Aim – Os zombies são pessoas brancas
Resident Evil Outbreak – Os zombies são pessoas brancas
Resident Evil Outbreak File #2 – Os zombies são pessoas brancas
Resident Evil 4 – Os zombies são pessoas brancas
Resident Evil: The Umbrella Chronicles – Os zombies são pessoas brancas

Resident Evil 5 – Os zombies são pessoas negras.

Conclusão, a Capcom, uma empresa japonesa, poderá de facto ser judicialmente acusada de discriminação, racismo e preferência étnica por em 14 jogos Resident Evil por si produzidos e lançados no mercado público terem ousado retratar os zombies como pessoas brancas em 13 dos mesmos, acrescendo a esse facto que o número 13 poderá também significar uma espécie de maquinação esotérica e maléfica com o intuito de lançar sobre a raça branca uma praga bíblica de consequências catastróficas.

Enfim, haja paciência…


247 Comentários so far
Deixe o seu comentário

Só por causa das coisas até vou jogar o jogo ;)

Comentário por Castro

mentira os dois protagonistas de resident evil 5 é Cris Redfield pessoa branca e sheva alomar de raça preta

Comentário por sérgio martins

tens razao eu tambem tenho o jogo e a sheva alomar de raça preta tambem mata pretos mas o joho tem que variar porque o resident evil 1,2,3e4 sao so brancos

Comentário por diogo

é isso mesmo o resident evil 5 é um dos melhores jogos de sempre . quem te dera criar um jogo assim.

Comentário por gonçalo

Este aqui tem cenas dum filme que revejo a cada passo o CERCADOS…

Comentário por Legionário

De qualquer maneira se a sub-humanidade protesta é sempre de comprar, nem que seja só para os chatear!!

Comentário por Rui Paulino

É isso, só para fazer pirraça :D

Comentário por Castro

É isto mesmo que eu digo…usa-se o racismo para tudo…haja mesmo paciência.

Comentário por Vera Maia

pra ja tambem á brancos no jogo olha vê MELHOR CEGETA!!!!!!!!!!!!!

Comentário por gonçalo

Bacano… Um jogo onde se matam pretos!!!
Era mesmo disso que eu precisava.
No entanto continuo á espera de um jogo em que aqueles que serão por mim assassinados em massa transportem consigo camisolas azuis e brancas e cachecóis do Futebol Clube do Porto.

Pá!!!! Mesmo no símbolo do dragão. Vai Buscar!

Comentário por Camões

Dor de coto é lixada?

Comentário por Anon

Bueeeno, si el héroe fuera negro ylos muertos blancos, NO PASABA NADA!!! Lo ideal sería poner los rasgos de los zombies a elección,como sugiere Camoes.
Por eso a mi me frustra jugar en “Call of duty”, porque no puedo elegir bando. )))

Comentário por Pepin

Caros amigos, não sei se comprarão o jogo, porque não me admiraria nada vir a ser proíbido ou nem sequer chegar a ser comercializado… etnomasoquismo oblige.

Oh Camões, então quer limpar a malta do Dragão! Assim acabava com este blog, pois também eu sou do Maior. Vá lá, direccione a mira para outro lado.

Pepin, isso de não podermos escolher o lado que desejamos representar nos jogos é de facto frustrante e verdadeiramente discriminatório. Mas ambos sabemso que os vencidos não têm direito a fazer a história, e muito menos a serem heróis de jogos de computador.

Comentário por arqueofuturista

Não uso jogos, nem percebo nada do assunto. Mas o ser racista não será certamente o problema principal. Oder?

Comentário por PR

Epá! matar-vos-ia, gente da tua raça ó dragão arqueofuturista, mas apenas na realidade virtual.
Respeitinho pela religião dos outros é muito bonito (dentro de certos limites é claro).
O mesmo se passa com a religião futebolística!

Comentário por Camões

realmente é um jogo racista, os japonas andaram tanto tempo a fazer jogos contra os brancos

Comentário por Anónimo

Se os japs me mandassem com duas bombas atómicas “aos cornos” também eu faria jogos para poder matá-los “virtualmente” (ou mais a sério)…

Comentário por Camões

Calma caros amigos, tudo isto não passa de um jogo e sem outra pretensão que não seja o de entreter. Não levem isto para campos que não são nem desejáveis nem acertados, para evitarmos cair no mesmo em que cairam os imbecis que viram uma exaltação do racismo neste jogo.

Comentário por arqueofuturista

Eu creio que estavamos todos a brincar, não?

Comentário por Camões

Eu também creio que sim, mas já se sabe que pode sempre aparecer algum psicótico e “entrar no jogo a matar” e isso não é de todo desejável.

Comentário por arqueofuturista

O q???? da onde vcs tão tirando q o carnaval ñ é brasileiro???? gente, falem de Resident Evil por favor!!!!! ñ de carnaval, ou q vc creia q o Brasil é humanoid, vá ******* já tentou comer suas unhas???? é legal, esperimenta botar um ovo!!!

Comentário por Roberto

Perai. Mal terminei de ler o inicio e ja parei. Voce classifica Resident Evil, um luxo na historia dos games, como um jogo ‘shoot and kill’, diz que o ojbetivo é matar zumbis. Voce conhece a historia de Resident Evil. Sabe que a historia e os misterios, bem como acontecimentos do jogo, fazem milhões de gammers indagarem, e centenas de pessoas fazerem sites e grupos de discussão para desvenda-lo? Files, dialogos, acontecimentos, expressoes… tudo nesse jogo revela. Revela partes, deixa mais interrogações a levarem os gammers a pesquisarem e se intrigarem mais e mais. De cara, percebe-se que voce, de Resident Evil, nao entende nada.
Colocar Resident Evil como um game acéfalo é a coisa mais estupida e ridiculamente mesquinha que qualquer que tente questionar ou discutir jogos pode fazer.

Quanto ao preconceito, prefiro nem comentar a respeito. Isso é realmente deploravel.
E para destacar, vale lembrar q quanto aos personagens, cada um cria historias baseadas naquilo que querem e q os convem. Capcom, ao q sei, nao eh uma empresa africana ou de qualquer outro pais ou regiao de negros, seus criadores tambem nao o sao, portanto, nao se pode esperar que a mesma crie jogos com personagens negros, de cultura negra, etc. Contudo, ainda o fez.

Sem mais. Email me: robertolyrio@gmail.com

Comentário por Roberto Lyrio - Powered by Alexia Ashford

“A estupidez despreza-se, a ignorânca combate-se!”

Procuro ser fiel a esta máxima (e só eu sei como o tenho sido), mas por vezes custa-me distinguir entre a estupidez e a ignorância quando leio postais como este.

Roberto, percebo a sua dificuldade em escrever português, está patente nas suas palavras, em parte, não duvido, por dedicar-se em demasia aos jogos de computador. Acaso reparou logo no início a minha referência de que não sou entusiasta de jogos de computador? Perante isso, escuso-me a responder ao que escreveu nos dois primeiros parágrafos.

Seguidamente, o Roberto refere a existência de um preconceito, mas não explicita devidamente da parte de quem existe tal preconceito, isto é, se da parte dos queixosos negros ou porventura da minha parte, que me insurgi face a uma injusta e infundada acusação de racismo pretensamente inerente a um jogo de vídeo.

A Capcom é uma empresa japonesa, e em 14 jogos Resident Evil, 13 são unicamente preenchidos com personagens de raça branca e apenas este último com personagens de raça negra. Que seja do meu conhecimento não produziu nehum jogo com personagens de traços orientais, afigurando-se essa possibilidade caso a saga Resident Evil continue. Reconheço liberdade criativa à Capcom, não percebendo porque motivo a mesma não poderia fazer um jogo com negros, se os faz com brancos. Foi apenas isto que quis expressar, já no caso do roberto permance a incógnita…

Comentário por arqueofuturista

acredito que alguem que nao goste de games, não tenha direito de critica-lo, sua intençao era falar sobre o possivel racismo (absurdo por sinal), se focasse apenas nisso, e acrescentasse seu comentario ridiculo por sinal de um jogo que realmente é um classico, qualquer pessoa (tirando vossa senhoria ) sabe q RE, tem seus puzzles, tem sua historia individual de cada persona, (e q dependendo das escolhas os resultados podem mudar), oq faz com q o jogo nao seja apenas um “shoot and kill”
blasfemador vc.. !!!
se qlker coisa.. hatefulkid@hotmail.com

Comentário por Fenrir

Como ñ podemos critícá-los se quando é com os filmes vcs vão igual idiotas lá dá a bosta da suas opniões, eu vou chingar os jogos o quanto eu conseguir e ñ é vc que vai me empedir, e… só pra constar, os jogos Ñ SÃO NADA comparado aos filmes

Comentário por Jéssica

Ah!!! tah se achando a chuchuca aí né?! já tentou jogar baral? vai ser bom pra vc, vai te acalmar um pouco, joge baral, é um jogo de tabuleior, lá vc tem um algodão e com este vc finge q ele é um dado, dependendo do nº q sair vc dá um passo ou mais, vai ter perguntas, se prepare!!

Comentário por Roberto

todo preto quando não caga na entrada , caga na saída! porque que vcs não reclamarão quando os antigos resident evil foram com pessoas (de boa indole) branca?

preto safado.

Comentário por Piriri

to nem ai se os zumbis são pretos, brancos, amarelos, vermelhos…vai se fude com essas bobagens de racismo..quero mais é jogar o 5!!!!!!!!…

Comentário por Marcelo

Alienado e subnormal são as únicas palavras que consigo encontrar para definir a criatura que redigiu tamanha matéria fecal em forma de mensagem.

Comentário por arqueofuturista

Estás errado arqueofuturista, se descessses do “teu mundo” para o real verias que esse “Alienado e subnormal” é normalíssimo nos dias de hoje nas grandes e médias metrópoles Europeias (e Americanas).
Normalíssimo, isso sim, é assustador e simultâneamente esclarecedor quanto ao futuro da nossa “Civilização”.

Desafio-o a ler os comentários de um tal “Mafia Cops” ño blog Máquina Zero na secção “entradas recentes” (barra lateral direita) na entrada: “Proprietários de Pitbuls, Rotweillers e outros cães assassinos…” os comentários desse “nosso amigo multiculturalista” são os últimos mas apresse-se que eu estou me roendo para lhe dar uma resposta á altura.
Desafio-o a pôr tais comentários neste blog, para que sejamos esclarecidos acerca do tipo de gente que enfrentamos, principalmente aqueles que se acham Portugueses, a 2ª geração de imigrantes (ou os filhos deles).

PS Duvido muito que me dê tal presente, por isso vou andar por aqui pelo seu blog a chateá-lo e a provocá-lo a si e aos frequentadores do mesmo. Desafiando-vos para falarem acerca disso.

Comentário por Camões

Estás errado arqueofuturista, se descessses do “teu mundo” para o real verias que esse “Alienado e subnormal” é normalíssimo nos dias de hoje nas grandes e médias metrópoles Europeias (e Americanas).
Normalíssimo, isso sim, é assustador e simultâneamente esclarecedor quanto ao futuro da nossa “Civilização”.

Desafio-o a ler os comentários de um tal “Mafia Cops” ño blog Máquina Zero na secção “entradas recentes” (barra lateral direita) na entrada: “Proprietários de Pitbuls, Rotweillers e outros cães assassinos…” os comentários desse “nosso amigo multiculturalista” são os últimos mas apresse-se que eu estou me roendo para lhe dar uma resposta á altura.
Desafio-o a pôr tais comentários neste blog, para que sejamos esclarecidos acerca do tipo de gente que enfrentamos, principalmente aqueles que se acham Portugueses, a 2ª geração de imigrantes (ou os filhos deles).

PS- Duvido muito que me dê tal presente, por isso vou andar por aqui pelo seu blog a chateá-lo e a provocá-lo a si e aos frequentadores do mesmo. Desafiando-vos para falarem acerca disso.

Comentário por Camões

Que cena tão ridicula! Não se trata nada de racismo… As pessoas falam de racismo por tudo e por nada…lá por os zoobies serem pretos…lol, os criadores são racistas?!… Se o jogo for em África é normal que ajam muito mais pretos do que brancos…its just a colour…
Não vejo o porquê de arranjarem problemas com o jogo…
Depois admiram-se de existir racismo…os tipos estão só a criar um jogo com pretos…os anteriores tinham brancos, neste eles inovaram!
Acerca do jogo não chegar a entrar para o mercado…acho que estas totalmente errado…acho que não vão proibir o jogo só por eles serem pretos…
Sinceramente acho que é ridiculo falarem de tal tema neste jogo…

Comentário por falc0

bom, para começar,
-nesse novo jogo as pessoas são negras por causa do lugar onde se passa, africa!

-RE tambem estimula o raciocinio lógico, resolução de problemas e reflexo!

-é mais do que claro que o fato do personagem branco é apenas coincidencia!

-tambem, é evidente que estão procurando um motivo qualquer para derrubar o poderoso império da capcom!

Se quiser me dizer algo ou comentar o que eu disse aqui, mande-me um e-mail, não voltarei a essa página, pois a encontrei por coincidencia!

Comentário por Danilo Rocha de Sousa

fala sério ond vcs vivem ?? kkkkk ,,eu sou negro e naum vejo nad demais se fazer um jogo assim, isso é só uma inovação e nada mais,vale a discução,mais nada mais do que isso,eu gosto de jogar ,gosto da historia dos jogos de RE e digo mais, inovador as historias e seus personagens…nada de rasista nisso… Q babozeira…

Comentário por Cervante

Caro arqueofuturista, por você não se interessar por jogos de “computador”, é notório que você não conheça a história. O ambiente que se passa o jogo é nos Estados Unidos, Europa e agora África quem sabe o próximo jogo da série não se passe na Ásia. Enfim, a série resident evil tem a presença de personagens das mais variadas etnias, temos negros em resident evil 2, latinos e soviéticos em resident evil 3, entre outros exemplos. Antes de falar de algo que não entenda, vá pesquisar!
Ou então continue com essas idéias cristalinas a respeito de tudo não entenda.

Comentário por Juliano

Juliano, acaso sabe ler e compreende português? Referi logo no início do artigo que não sou entusiasta de jogos de computador, e este artigo teve origem no facto de algumas pessoas querem racializar um mero jogo de diversão, aproveitando para lançar a já bem fisgada e velhinha cartada da vitimização, ao referirem que o jogo representa uma manifestação racista anti-negra.

Posto isto, e como me parece que o Juliano padece de uma débil capacidade de interpretação da língua de Camões, deve, como trabalho de casa, reler 10 vezes o artigo.

Comentário por arqueofuturista

Primeiro antes de falar sobre algo vá pesquisar, como disse não pegue artigos mastigados da internet (já que não conhece, nada a respeito do tema).
O senhor deve se achar em um pedestal? Pertencente da elite intelectual? Mas não passa de um idiota falando de algo que não conhece.
Infelizmente o preconceito existe, mas não passa de mais um indivíduo que usa os games como pretexto, assim como muitos outros usam a música as artes em geral. O senhor leu o que nosso amigo Cervante escreveu?
Ao invés de reler sua matériazinha ridícula, perfiro ler Machado de Assis (que porventura eu gosto muito), e para citar uma frase de Carlos Casteñeda : “Muita luz é como muita sombra: não deixa ver”.

Comentário por Juliano

ouuuuuu seu imbecil cria juizo indiota ve se aprendeee escreve direitoooo..

Comentário por rafaela ribeiro

Primeiro antes de falar sobre algo vá pesquisar, como disse não pegue artigos mastigados da internet (já que não conhece, nada a respeito do tema).

A única coisa mastigada é a sua aborrecida reiteração em vir aqui demonstrar a sua imbecilidade congénita.

O senhor deve se achar em um pedestal? Pertencente da elite intelectual? Mas não passa de um idiota falando de algo que não conhece.

Calma moço, não se enerva não que perde a razão. Parece um garoto frustrado, irritado por alguém saber mais do que você. Há, contudo, um remédio para esse complexo: passa por você abandonar o joystick e os games e dar mais atenção à leitura.

Infelizmente o preconceito existe, mas não passa de mais um indivíduo que usa os games como pretexto, assim como muitos outros usam a música as artes em geral. O senhor leu o que nosso amigo Cervante escreveu?

O preconceito existe sem dúvida, e de todo é algo positivo, tendo eu deixado isso bem claro na denúncia expressa no artigo, mas igualmente negativo é a deturpação daquilo que outrém escreve.

Sim, li o que o seu amigo Cervante escreveu, ainda que com sobrehumano esforço dada a catadupa de erros ortográficos, e tal como você, também ele sofre de uma notória incapacidade interpretativa, porventura um efeito que se faz sentir em todos os totós dos jogos computadorizados.

Ao invés de reler sua matériazinha ridícula, perfiro ler Machado de Assis (que porventura eu gosto muito), e para citar uma frase de Carlos Casteñeda : “Muita luz é como muita sombra: não deixa ver”.

Pertinente e deveras interessante a frase citada, e em analogia com a mesma deixo-lhe aqui uma da minha autoria, curiosamente muito parecida: Muita luz emanada do ecrã de televisão, muito ruído de videogame, muito Resident evil é como muita sombra, não deixa ver e você não consegue mais interpretar, avaliar, analizar, reflectir sobre todos os problemas reais que afectam o mundo, porque você é um alienado e vive num mundo virtual.

Comentário por arqueofuturista

Esse povoo sempre tentar encontrar algum motivo para processar e tirar proveito disso, ignorando o senso de ridículo.
Uma instituição que toma uma atitudade absurda e ridícula dessas só prova como ela carece de senso lógico e respeito a si mesmo, degrenindo ainda mais a imagem que eles tentam defender.

E, arqueofuturista, você se importa demais com a maneira que as pessoas escrevem na internet. Talvez ela escreva aos chutes mas seja inteligente. Isso sim acho que é preconceito.

Comentário por Lula DelasFuras

Claro que me importo, pois se são efectivamente inteligentes como você sugere, ao menos que o demonstrem e não escrevam como uma criança de 6 anos. Isto não é ser preconceitoso mas antes exigir que as pessoas procurem elevar-se pela vergonha.

Comentário por arqueofuturista

se os jogo fosse sempre com pessoas brancas é que seria mesmo discriminaçao ao resto das etnias…
Fica um jogo diferente dos outros e até o acho muito apelativo;)

Comentário por unknown

Já joguei os Resident 1, 2 e 3; E neles haviam zumbies negros e brancos, gordos e magros…

Comentário por ...

Nunca li tanta merda em taum poucas palavras!!! Isso até parace programa de sensacionalismo brasileiro!!! Vai pra puta que o pariu com esse comentario escroto!!!!
Coloca um monte de chinês na africa!!!! ai fica bem realista!!! Se todos os jogos foram zumbis brancos…. e correto que a agora os zumbis sejam negros, por uma questão de igualdade!!!

Comentário por soulslay

pelo amor de Deus!Não deixe que Camões externe sua opiniões rídiculas neste site.Esse cara é doente

Comentário por então

Pô,o bom é q no brasil,jogos assim td mundo leva numa boa(ainda bem)já q nós temos uma grande diversidade étnica
Mas lá nos EUA,é mor rivalidade brancosXnegros,sem mencionar q os negros de lá são mais racistas q os brancos.Há negros q gostam de ver um branco trabalhando em um mercado,ou trabalhando como garçom,por exemplo.Tem prazer em ver a raça branca se inferiorizando(apesar de q na minha opinião,todo trabalho é digno).
Então era bem óbvio q um absurdo desses ia partir de instituições pelo direito dos negros,q sâo racistas pra caramba.

Comentário por roger

Nao vejo kual é o problema…. Afinal é só um jogo… Mas é incrivel como ainda existem miudos com mais de 20 anos e k têm uma mentalidade de putos de 5 e mesmo assim, acredito k eles sao mais desenvolvidos. Afinal, nos varios jogos de Resident Evil, sempre existiu pretos, brancos, rapazes, raparigas, gordos, magros, caes, ratos, passaros…enfim… de tudo…só pk agora fala-se em africa quer dizer k é racismo? Nao sei onde vivem, mas mesmo k seja num guetto, devem ter algum amigo preto ou branco! Só mesmo pessoas sem o minimo de cultura podem falar de racismo… Mas o k mais me revolta é falar de algo k ainda nao saiu… é falar sem saber!
Acredito k o jogo vai estar muito bom dando excelentes momentos ao jogador. Preparem-se, vai ser do melhor…

Comentário por Caballero

o jogo e apelao pacacs eos cara vao se incomoda cum branco matando um monte de nego

Comentário por uteriano

camões peço-te a gentileza de retirar sua opinião equivocadasobre a saga resident evil. O jogonão se resume em eliminar zumbis. Os usuáriosnecessitam de um mínimo de conhecimento para decifrar quebra-cabeças e encontrar soluções de muitos mistérios

Comentário por oftalmotorrinolaringologista

ñ acho que resident evil 5 seja racista pq se passa em varias partes do mundo e o resident evil 5 se passa na sómalia e eu ñ vejo nada de racista nisso só pq um cara sai em uma missão com uma arma e sai airando em quem oarecer hóstil esó pq essas pessoas hóstis são negras etambem quem fez essa denuncia dizendo que resident 5 é racista jogue pelamenos um qualquer um resident da saga seja o 1,2,3,4,5 tanto

Comentário por Anónimo

é assim e ja joguei os RE1,2,3,4 e code veronica x em todos e existiram personagens de varias etnias alias no code veronica x uma delas ate assume uma funçao relevante na historia como aliado do heroi, agora este jogo jogo passou se sempre numa numa pequena cidade(a exceçao do 4 code veronicax), e como em todas as pequenas cidades o numero de pessoas negras e reduzido (mas no entanto apareceram como zombies e amigos do heroi) no code veronica x o jogo passas se numa base na antartida e num palecia privado, e existem zombies negros, o re4 passa se em espanha, numa pequena vila, logo tb e baixo o numero de individuos negros(como na vida real),no outbreak existe uma personagem principal negra, agora neste ultimo tendo em conta que se passa em africa e perfeitamente normal que a maioridade seja negros por razoes obvias neh.

agora nenhum vilao principal nas restante ediçoes e negro, porke na realiadae quantas pessoas negras pussuem multinacionais

outra coisa este jogo chegara a um publico tb maioritariamente branco e é normal que o heroi tb o seja

nenhuma criança sera influenciada por jogar este jogo porke e so para maior de 18 anos

abraços a todos e tenham calma

Comentário por hisraem

tem mesmo q dar tiro em preto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Comentário por Tiago

pretos tem todos que morrer!!!!!!!!!!!!!!
acho ate q demoro demais a fazer um jogo q matacem pretos!!!!!!

Comentário por Tiago

petos são fudidos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Comentário por Tiago

vo fazer muita questão de matar todos (negros) no campo de batalha

Comentário por Tiago

Não sei qual é a tua idade, mas escreves como uma criança e pior que qualquer preto, além de padeceres claramente de uma grave perturbação neurológica. Pôe-te a andar daqui para fora.

Comentário por arqueofuturista

Não são intelectualmente estimulantes? Já jogaste alguns dos ditos para dizê-lo certamente?
Sabe-se bem que n’outras versões do jogo matou-se caucasianos, latinos e afins; Por que não negros? Isto, sim, seria discriminação.

Enfim; A concorde duma de tuas opiniões, realmente;

Comentário por Sidis, William James

Tu és um lusitano mameluco que achas que podes dizer qualquer cousa sobre raça e cor. Tu és um merda, apenas. Uma loura da ilha do pau.

Comentário por Sidis, William James

Não soube que responder? Lusitano bobinho.

Comentário por Sidis

Além de pedante, covarde esdrúxulo. Enfim; Mas una daquelas que digo, sempre: Aos que dizem na internet, diga que não estou. Apenas irei.

Comentário por Sidis

Seguinte, é realmente difícil discutir com pessoas que não aceitam argumentos dos outros, eu li toda a matéria e também todos os comentários ….. o que eu posso dizer é que apenas pelo primeiro parágrafo vemos que você não entende nada do jogo, sendo assim acho que não tem nem direito de escrever um artigo como esse, procure-se enteirar de todos os fatos e de preferência jogar os jogos, pois ao contrário do que você escreveu não é apenas um jogo Shoot and Kill ( Como o Roberto escreveu no 16º comentário, é muito mais que isso )

Outra coisa, você diz que em todos os outros jogos n]ao haviam zumbis negros, errado denovo, houve sim zumbis negros, e muitos, apenas em menoria. O cenário não se passava em um lugar onde a maioria é negra, simples assim, ao se mudar para a áfrica a cor doz zumbis também mudam já que lá a maioria é negra. É só pensar um pouco.

Quanto a não terem personagens negros …. Vamos então processar centenas de milhares de Filmes/Desenhos/Gibis/Séries/Novelas/Jogos/Livros … apenas por não terem personagens negros certo ?

Isso é ridículo, pra não dizer pior.

De qualquer jeito é muito cedo e não estou com vontade de escrever mais. Só te digo pra pesquisar mais sobre o que escreve, MUITO mais.

Obrigado!

Comentário por Marcello

Quanto ao Tiago que postou um pouco acima

Vê se cresce criança ^^

Comentário por Marcello

Isto parece recorrente e obrigam-me a repetir-me, mas uma vez que uma legião de alienados, fãs do Resident Evil, decidiu acampar aqui na defesa da dama. Como por certo passam demasiado tempo à frente do ecrã a jogar essa trampa de jogo não conseguem entender português (pelo menos português de Portugal), e muito menos expressar-se na língua do Poeta Maior, a qual mancham com uma catadupa de dislates, própria de subnormais viciados em joguinhos de computadores.

Vamos lá ver se os meninos percebem de uma vez que aquilo que aqui foi escrito e denunciado é tão simples quanto isto (porra, que pena não conseguir desenhar, seria certamente mais fácil para vocês entenderem!); o Resident Evil 5 retrata dsta feita os maus da fita como sendo negros, num eventual cenário africano, o que provocou a ira de alguns negros muito sensíveis, que viram no jogo uma peça de propaganda racista anti-negra. Rídiculo obviamente e foi isso que eu denunciei, nada mais.

Portanto, a ver se vocês, cambada de parasitagem imbecil, desimpedem de vez o blog com os vossos pestilentos postais.

Comentário por arqueofuturista

“Calma moço, não se enerva não que perde a razão.”

Suas palavras ;*

Comentário por Marcello

O mais interessante na verdade, é que você se diz um Poeta Maior ( o.o’ )

Usa palavras difíceis e coisa e tals … mas infelizmente nunca tem argumento para nada, tudo que o pessoal fala você rebate apenas dizendo que somos meninos alienados que passam o dia jogando joguinhos.

Porém rebater os argumentos do pessoal na metade dos comentários você não consegue ^^

Nway …

Comentário por Marcello

Marcello, ocê é burro memo né? Escrevendo desta forma talvez me consigas entender oh descerebrado. Para que tu ou outro compincha me enervem é preciso um pouco mais, por isso esforça-te camarada.

Eu não me autodesignei Poeta Maior seu estúpido, referia-me isso sim a Camões, por certo um desconhecido para ti, que passas o tempo grudado na telé né cara?

Tu e a tua turminha não apresentam argumentos nenhuns, digitam uns quantos dejectos mentais e nada mais.

Vai tomar um suquinho vai.

Comentário por arqueofuturista

Calma moço, não se enerva não que perde a razão.

Comentário por Marcello

Orra! Lisonjeado quanto à falta de respostas irrefutáveis de meu amigo! Afinal, tens para tudo, respostas. E são sempre irreverentes! Hahaha

Comentário por Sidis

Conheces Manuel Bandeira? Um precursor do modernismo em combate ao parsianismo limitador. Mestiço! Quanta identidade!
E Drummond? Que chamava o Brasil de “raça boa”? Mestiço, não sei! Mas quanta identidade!
Machado de Assis? Na minha opinião, o maior escritor da língua portuguesa. Mulato, mestiço do bom! Quanta identidade!
Pablo Neruda! Mestiçagem da boa… Latino-americano, ao louvor de Manuella Saénz!
E Mario Quintana? Enfim;

Quem deveria preocupar com identidade são vocês, “brancos do bem-bom”! Afinal, a mestiçagem dominou o mundo! E caucasiano, caucasiano, mesmo não cria cultura! Ou cria? Tu, crias cultura útil, afinal? Ou ficas apenas perdendo-te em bobagens num blog com pouco alcance como este?
Enquanto isso, quantos mestiços semelhantes a Chico Buarque, Cartola – Este, sim, negro sem formação que apertou a mão de braquelos russos que estudaram anos de música pra fazer nem metade de que Cartola fez – fazendo arte, obra-prima de uma identidade que não precisa de chão bom nem água quente pra se recompor!

Eu espero, realmente, que a nação branca toda se decomponha na cadência dum samba! Hahaha! Duma mulata bem-boa.

Comentário por Sidis

Esqueci-me dum branquelo que, cá, no Brasil, abalou corações!

Noel Rosa, pois sim! Poeta branco e rico, freguês de morro e vila que dá samba! Se dá ainda!

E vê só o que ele diz sobre que dizes:

Se existe alma,
Se há outra encarnação
Eu queria que a mulata sapateasse
No meu caixão!

Comentário por Sidis

Caro arqueofuturista.
Pelos vistos voçê acha que todos os apreciadores de jogos de video são ignorantes (pelo menos é o que deixa transparecer na sua resposta do dia 11 de Janeiro). Tenho a dizer que não é bem assim pois eu proprio sou um apreciador deste tipo de diversão, sou mesmo um grande fã da serie Resident Evil e isso nunca me impediu de fazer o meu percurso academico até me tornar naquilo que sou hoje. Inclusive posso dizer que se hoje falo fluentemente ingles se deve em parte ao original Resident Evil que me despertou interesse para esta lingua.
Quanto a criticar os outros quanto a forma como se expressão, eu acho que primeiro deveria tomar em atenção a si proprio pois esta farto de cometer erros.
Posso tambem dizer que se gostaria de iniciar uma discussão como esta deveria ter feito melhor o seu trabalho de casa pois diz que em 13 jogos, (só por acaso nao são assim tantos… antes fossem), a Capcon so ter utilizado personagens caucasianas. Ora isso não é verdade e facilmente teria verificado isso se tivesse feito uma pequena pesquisa pois ja foram utilizadas personagens de outras raças incluindo da raça negra.
Gostaria ainda de dizer que de tudo aquilo que aqui escreveu eu classifico como uma diarreia mental… Veja se toma um Imodium pra isso passar e deixe os apreciadores de jogos de video em paz pois estes são bem melhores que o senhor…

Comentário por Thor

Oh Thor, como é que estão Loki e Odin no Valhalla? Meu caro, volta lá para o teu universozinho medíocre dos vídeojogos que eu fico-me pelo mundo real. Inscreve-te num fórum de taradinhos dos “game” e sê feliz. Se não gosta do que escrevo, se te provoca indisposição, enfim… toma um kompensan.

PS/ Não voltes a sujar o meu blog com os teus pedaços de matéria fecal em forma de palavras, fico-te agradecido oh pateta.

Comentário por arqueofuturista

Realmente haja paciencia. Haja paciencia para com pessoas como você que tem capacidade de escrever uma baboseira como esta. Se os zumbis são brancos, é preconceito, se os zumbis são negros, é preconceito. Os zumbis são brancos por que o jogo se passa nos EUA, maioria das pessoas brancas, Se os zumbis são negros é porue eles estão na Africa, maioria das pessoas negras. E o que que o numero de jogos tem haver com praga biblica? Você está fazendo tempestade em copo d’agua.

Comentário por Marrocos

Os únicos a fazerem tempestade num copo de água foram os negros que depressa acusaram este jogo de racismo pelo facto dos zombies do jogo serem, nesta versão, apresentados como africanos negros, assim como os totós que para aqui vieram escrever uma montanha de parvoíces em defesa do jogo, quando não é isso que está em causa, pois não foi isso que noticiei e denunciei.

Comentário por arqueofuturista

Não estou em defesa do jogo. Estou a atacar-te, mas pareces que quando encontras pessoas que batem de frente contigo, em todos os aspectos, simplesmente se acovarda e não responde. Pobre diabo.

Comentário por Sidis

Oh criatura mal-amanhada, mas tu atacas-me onde e quando? Tu não passas de uma diarreia com forma humana, e ainda por cima deves ser feio como a merda de boi que és, por isso não me afugentes os leitores do blog com o teu odor nauseabundo e pira-te daqui já te disse, meu Niagara de dejectos.

PS/ Só serves mesmo para eu aliviar algum stress. Que gozo me dás.

Comentário por arqueofuturista

loki e odin estão bem…. mas nao em valhalha ó mbecil… é mesmo em Asgard…
acho que tens um problema… Achas que és o maior… todo cheio de intelectualidades e tal mas quando encontras alguem que te da replica (nao apenas eu mas todos aqueles que aqui estão) tu passas do cromo intelectual cheio de peneiras para um verdadeiro troll que a unica coisa que sabe fazer é atirar uma pedritas e insultos…
E mais… Quer-me parecer que eu estou mais envolvido no mundo real do que tu…
Até aposto que és daqules que pra dar uma queca tens que pagar de tão cromo que és…
No meu tempo de estudante gajos como tu serviam de saco de pancada nos intervalos…

Comentário por Thor

Hahaha. És desbocado, mesmo. Não vi nada válido aí, caro; Senão para tom humorístico, claro. Eis no que se resume a defesa da cultura branca: Verborragia, apenas. Pois se sou una diarréia, vê que és una verborragia. Una troca justa, afinal. Enquanto te afetas no intelectual e tem difícil cura, eu, apenas em uma semana estou curado.
Dizes sobre erros alheios, mas tu como bom luso filho de Cristo – o branco, sim; Nada de santos negros! Ameaça tua tão frágil cultura! – erras pacas neste teu discurso que mais parece palavrões ao disfarce duma boa concordância nominal.

Hahahaha

Tu que me alivias os nervos, afinal; Vê-se que os defensores da pura-raça são fraquíssimos e não representam perigo algum!

Comentário por Sidis

Discordo completamente….
pois bem,
se o vírus chegou até a África, que tem uma grande parte da população negra…. e uma pequena branca…
Seria óbvio que haveriam muitos zumbis negros. Porque está se localizando na África.

A única hora em que vejo preconceito nisso… é ao ver pessoas… discutindo sobre racismo num jogo que está agora, se localizando na África… 1jogo… dentre 14…

Aonde está o preconceito nisso???

Comentário por Vinicius Vieira

Thor, aconselho-te uma consulta no psicólogo para compreenderes donde resulta o teu sentimento de inferioridade, pois revelas um ressentimento para com as outras pessoas que não te é nada saudável. Oh boneco, quando alguém discorda de ti não tens de encarar isso como sendo uma tentativa de sobrevalorização da parte de outrém, mas como não passas de um serzinho complexado, um monte de merda fedorenta, enfim, disparas logo com essa da superioridade e intelectualidade.

Por acaso para dar uma queca não preciso de pagar que a tua mãe faz-me isso de borla, mas tenho a certeza que tu não sabes o que é isso e os únicos orgasmos que tens são os da canholas que bates frente ao ecrã do computador.

És um recalcado patético.

Comentário por arqueofuturista

Sidis, oh Sidis, isso quase rima com Sida, no teu caso mental, porque és mesmo doente meu chapa. Até inventas termos apenas para vires aqui descarregar a tua verborreia, pois não passas de um verborreico atoleimado. No dicionário de português não existe «verborragia», por isso a tua logorreia é com efeito diarreia mal-cheirosa, própria de um subnormal que tem o canal fecal no lugar do cérebro.

Quanto ao teu ódio anti-branco, o menino é pardo é? Ou o moço é negão? Oh bobão, volta lá para o teu gamezinho e morre longe.

Comentário por arqueofuturista

Vinicius Vieira, concordo inteiramente com isso que escreve. Os Negros que potestaram contra o jogo ter zombies de raça negra é que dizem que um simples jogo é racista anti-negro. No minímo risível e foi isso que eu aqui expus.

Comentário por arqueofuturista

Todos os comentários que não se relacionarem directamente com a questão central deste tópico não serão publicados. Totó(r) e Teresinha, isto inclui-vos a ambos, suas criaturinhas complexadas.

Comentário por arqueofuturista

na boa man
muita merda para ti arqueofuturista

Comentário por thor

A tua natureza medíocre impossibilita-te conseguir mais que isto não é Totó(r), tamanha foi a formatação que os “vídeogame” te fizeram, És um triste e a tua obsessão em aqui vires “postar” publicamente as tuas frustrações revela muito acerca de ti. Muita carência afectiva, muito recalcamento. Deixa lá isso trata-se no manicómio gradualmente quando começares a levar com o Lagartil.

Comentário por arqueofuturista

Na boa arqueofuturista, vocês que protestam contra esse jogo estão afim de destruir com a série Resident Evil ??? Praticamente metade do mundo já jogou ou jogam RE !!!
Em 13 Jogos de série eles mataram brancos virado da peste em todo canto do mundo e quando matam um negro lá na Africa onde é raro encontar um branco vocês acham ruím ??? Faça-me o favor, esta querendo é chamar a atenção !!!

Comentário por ScoRpioN-->

É preciso ter paciência para a ignorância, a qual, sempre aprendi, combatee-se, mas a estupidez ignora-se, e eu já estou com dúvidas se não estou mesmo a lidar com estúpidos.

Oh Scorpion, não sabes ler português? Tens uma dificuldade interpretativa sobre aquilo que aqui foi escrito no minímo.

Vê se lês com olhos de gente e não com olhos de alienado do vídeogame. Quem apelidou o jogo de raciistas foram uns negros norte-americanos e não eu, que considero tais protestos no minímo imbecis e pseudo-vitimistas percebido oh troglodita!

Comentário por arqueofuturista

Arqueofuturista, peço desculpas pela minha resposta equivocada …
Só agr terminei d ler os depoimentos todos !!!

Retiro minhas palavras a você, mas as deixo para os Negros norte-americanos que conseguiram ver racismo nesse jogo !!! :P

Comentário por ScoRpioN-->

Muito bem, aceito as desculpas e apresento igualmente as minhas pela minha reacção intempestiva, pois sinceramente já não suporto que os fanáticos do RE (têm toda o direito em sê-lo, atenção!) venham atacar-me quando não perceberam que aquilo que critiquei foi a atitude falso-vitimista de um bando de negros, sempre prontos a obter aalguma indmenicação, em relação ao jogo.

Comentário por arqueofuturista

…Sem comentários… Noticia ridicula! E o que aconteceria se o “super-heroi” fosse negro? Mudaria alguma coisa?

Comentário por Matheus

Pessoal, eu sou negro e não vejo problema nenhum com o game. O objetivo do jogo não não é MATAR NEGROS, é simplesmente sobreviver dos zumbis e salvar o mundo. E não me incomodo nenhum pouco. Você, que escreveu este artigo dizendo que RESIDENT EVIL É RACISTA: Você é um grande imbecil que faz tempestade em um copo d’agua.

Comentário por Marrocos

Alias, eu não me incomodo em ver brancos como zumbis. Zumbis são feios, são violentos. Não incomodo nem um pouco.

Comentário por Marrocos

E você arqueofuturista, Haja como homem e pare de escrever baboseiras como estas. Onde ja se viu Japoneses preconceituosos? Os criadores de Resident Evil não são preconceituosos, apenas tem inveja do tamanho do penis dos negros.

Comentário por Marrocos

Mais um idiotice da sociedade, o que tem a ver uma coisa com a outra, o resident evil 5 se passa na África, o T-virus foi lançado lá, o que queriam? É na África, como queriam que não fosse a maioria de negros lá? Não faz sentido, e quando eram os caucasianos mortos, tudo bem? NÃO FAZ SENTIDO, NÃO EXISTE LIGAÇÃO ENTRE RACISMO E RE5, COM TODA A CERTEZA!

Comentário por JCHITOKIRI

Well,Well,what we have here,white and black people are the same, don’t you think? inside them there a heart, or not?

What i’m trying to say is, you can’ say it’s an African its the same than an American, i’ve played all the games and know the full story that was once reveled, and by what I remenber, the once that as been take down by zombies is the United States AND here we wave black people too, as the same tham Africa, in Resident Evil 3:Nemesis, probably, we killed a lot of zombies that as really black civillians after all.

I think, kill black peoples, is the same to kill white peoples, in the end, all them are human, don’t you think?Arqueofuturista, think about what I say here, people are the same, a color means nothing,in the future, it will not be remembered…

Comentário por Michal Rarmim

Arqueofuturista, eu entendo a sua conclusão, mas não é so por que se mata negros, que se é racismo.Se o jogo fosse no Japão se mataria apenas brancos, e na Africa se mata negros.

Na verdade, pelo que eu li aqui, você é contra um jogo com inimigos negros e um heroi branco.Amigo, eu odeio questionar os outros, mas no seu caso, o seu pensamento esta errado.Você chegou a dizer que o jogo talvez não viesse a ser lançado.Vou citar um exemplo de um jogo politicamente incorreto e que foi lançado:

Grand Theft Auto San Andreas, nele você é um NEGRO e MATA milhares de BRANCOS, usa DROGAS, ROUBA carros, ASSALTA lojas, MATA policias, ESPANCA mulheres, DESTROI propriedade publica e etc…

Então vamos a conclusão, Resident Evil 5 é apenas mais um jogo, no Resident Evil(primeira versão), o policial Kenneth é um NEGRO e é decapitado por um ZOMBIE, isso é racismo? deviam proibir o jogo por isso?

Na verdade caro Arqueofuturista, a sua opinião é totalmente contraria a verdade e a logica, so por que tem negros não é racismo, se é assim, por que os negros vão a guerra para morrer?Manda-los para a guerra então é racismo…

Sinceramente, sua opinia é errada meu amigo…Sinto muito ter que descordar de você.

Comentário por Lineker Moraes

Caro Lineker Moraes,

Discordo com a interpretação que fez da opinião do Arqueofuturista… a questão não é se o RE é racista por se matarem pretos ou brancos, mas simplesmente o duplo critério flagrantemente utilizado: quando em todas as incarnações do jogo quem leva tiros são europeus é de estranhar – ou não – que quando finalmente colocam africanos no mesmo papel a empresa seja atacada e processada por racismo e descriminação.

Repare que o GTA – não só o San Andreas, também o Vice City – foi acusado de racismo – entre outras coisas. Nesse caso a questão é ligeiramente diferente devido ao realismo desse jogo, baseado em localizações reais que mais facilmente levam as pessoasa fazerem paralelos reais, como a existência de gangs étnicos e a assimetria na criminalidade consoante o grupo étnico.

Ora o Resident Evil é fantasia, e não se percebe a razão porque é que o jogo passa a ser racista para alguns – não é o caso do Arqueofuturista – apenas quando os zombies mudam de cor…

É um caso semelhante a outros…lembro-me há muitos anos quando numa papelaria em Lisboa vi uma revista brasileira chamada “Raça”, destinada a “afro-brasileiros”. Lembro-me de na altura pensar para mim próprio que apenas seria possível ter uma revista “Raça” para africanos, e que embora desconhecesse a realidade brasileira seria difícil que tal acontecesse por lá de igual forma sem ser classificada de racista, supremacista, xenófoba, nazi, fascista, etc etc…

Comentário por Oestreminis

eu ja descordo
os 12 jogs (tirando RE 4) as pessoas são brancas por causa da palides de um morto.

Comentário por wing lee

PORCOSSSSSSSSS

Comentário por limpo

Se isso for racismo, o que o filme DIAMANTE DE SANGUE é então?

E outra, se é na África, provavelmente chineses não encontraríamos lá.

Isso tudo é babaquice.

É apenas um jogo, até onde vai a ignorância do ser humano?

Comentário por Henrique

PS: No filme Blade, Wesley Snipes é negro e mata bastante brancos sendo eles vampiros.

Então isso também é racismo!

Comentário por Henrique

voces sao todos uns cromos por postarem aqui tanta coisas se importancia.

Comentário por Anónimo

que cambada de cromos

Comentário por Anónimo

Isso mostra como o ser humano éh extremamente ignorante!!!
Isso éh apenas um jogo!!! E jogos chamam-se REALIDADE VIRTUAL!!! Nada éh real!!! Se o jogo fosse com um protagonista negro matando pessoas brancas, será que haveria racismo também?? Pow fala sério!!!!

Comentário por Pedro Henrique_Brasil

É foda.13 jogos matando brancos e ninguém fala nada. É só matar um preto que o mundo acaba.
Vai procurar trabalho imbecíl.
Vou comprar esse jogo só de raíva agora.

Comentário por Anónimo

” Bacano… Um jogo onde se matam pretos!!!
Era mesmo disso que eu precisava.
No entanto continuo á espera de um jogo em que aqueles que serão por mim assassinados em massa transportem consigo camisolas azuis e brancas e cachecóis do Futebol Clube do Porto.

Pá!!!! Mesmo no símbolo do dragão. Vai Buscar!”

ganda comentario pah :D

Comentário por Anónimo

Obrigado, anónimo nº 95.

Não seria lindo?

Comentário por D. Sebastião II

Relendo agora alguns dos comentários, estes revelam o pior do Brasil e porque o Brasil nunca há de sair da serpa torta, continuando eternamente a ser um país do terceiro mundo. O Brasil é assim um reservatório Humano para exploração de uma minoria priveligiada, porquê? Porque os Brasileiros assim o permitem. Se pusessem os olhos na Europa e seguissem os exemplos da Argentina e Uruguai… mas pronto!

Arqueofuturista, a sua reacção também deixou a desejar. Nunca imaginei que este blog descesse tão baixo…

Comentário por D. Sebastião II

Oh DS2, como já escreveu o Ninguém, você é que deixa muito a desejar e eu já não tenho paciência alguma para o aturar nem aos seus comentáriozecos. O seu nacionalismo não é o meu, nem será jamois. O seu nacionalismo unipessoal guarde-o para si, e faça bom proveito. Criticar é fácil, mas eu aceito críticas apenas de quem faz mais e melhor. Adeus.

Comentário por arqueofuturista

Esse comentário desse D. Sebastião II é mesmo ridículo,falando do Brasil,e ainda quer falar de baixeza!!Escuta aqui seu Lusitano de merda ,pense muito bem antes de falar do Brasil,pois se Portugal fosse tão bom assim,o que mais teria aqui não seria Portugueses,conheço bem seu país e posso confirmar que aí não é melhor do que aqui,não é tão avançado assim,como o resto dos países da Europa,e outra coisa os políticos de vocês são tão ladrões como os daqui,o único mal dos Brasileiros são de receber qualquer merda que vem de fora e acolhê-los tão bem,diferentes de países como o seu,que fica fazendo propaganda anti-imigração,eu mesmo se fosse presidente daqui mandava todos esses Portugueses que aqui residem de volta para onde nunca deveriam ter saído,pois somos tratados aí pior do que lixo.Antes de criarem matérias sobre racismo,revejam seus conceitos morais!!

Comentário por Alan

Alan,
leia alguns dos comentários e leia a introdução. Agora diga-me se se mostrou aqui algo senão o terceiromundismo inerente ao Homo Brasileirus.

Aquilo que disse, reafirmo-o.
Quanto ao seu comentário, Alan, nem me dignarei a comentar.
Aliás, por-me a comparar Portugal com o Brasil é injusto para o Brasil e uma ofensa para Portugal, isto porque o Brasil não é mais que um projecto falhado para fazer Portugal nas Américas. O Brasil não existe, é uma mera colónia e nunca deixará de ser uma colónia, no seu íntimo.

“posso confirmar que aí não é melhor do que aqui,não é tão avançado assim,”
Sim, realmente, o Brasil é bem mais avançado que Portugal, especialmente o Nordeste, tem toda a razão. Aliás, no Brasil vive-se muito melhor que em Portugal, por isso é que Portugal anda a ser invadido por índios e outros Nordestinos que nem um país foram capazes de fazer. Enfim, inteiros povos falhados…

“pois somos tratados aí pior do que lixo”
Então não venham para cá!!!
E deixe estar que decerto não são todos os Brasileiros que são tratados como lixo. São apenas aqueles que por isso fazem, portanto não acho mal que tratem as pessoas conforme aquilo que são.

“revejam seus conceitos morais”
Idem.

Comentário por D. Sebastião II

Caro Arqueofuturista,

creio que está a ser bastante injusto. Se reconheço abertamente que faço muitos comentários críticos e provocadores reconheço tamém que nunca é com a intenção de destruír, bem pelo contrário.

Quanto á minha afirmação de que “nunca imaginei que este blog descesse tão baixo”, referia-me a certos comentários – e respostas do Arqueofuturista – que lembravam as caixas de comentários do blog do Caturo, Glaudios, ou que o valha.

Ora se tenho já por diversas vezes louvado este blog por ser um blog que atrai e que “parece apostar” na educação do Nacionalismo, que parece levar o Nacionalismo ao povo em vez de atacar o povo por não ser Nacionalista, não poderia deixar passar em branco, sem comentar, as absurdidades em forma de ofensas que para aqui foram trocadas. Isso não digna de modo nenhum “a causa” quer seja a minha(?), quer seja a sua, seja ela qual for. E mais, creio que isso não deve ser tolerado em blogs como este (ou na minha visão do papel deste blog).

“eu já não tenho paciência alguma para o aturar nem aos seus comentáriozecos”
Acredito que esteja nervoso e que o dia lhe tenho corrido um pouco pior mas, se não quer que eu continue a comentar no seu blog, se eu considerar que os meus comentários neste blog se tornaram inúteis, é favor de comunicar que deixarei de frequentar o mesmo.

“O seu nacionalismo não é o meu, nem será jamois. O seu nacionalismo unipessoal guarde-o para si,”

Pois, erro seu. O meu Nacionalismo não é unipessoal, apenas me recuso a curvar-me bovinamente perante uma qualquer ideologia/corrente política. Independência e liberdade fazem parte do meu Nacionalismo e deveriam fazer parte também do seu.
Segundo erro, nunca se diz “desta água não beberei”.
Agravante: o Nacionalismo não é meu nem é de ninguém. O Nacionalismo não pode ser propriedade de uns nem de outros; O Nacionalismo não tem divisões. O Nacionalismo é uno. É um movimento/ideologia com várias correntes que não chocam.
É por esse Nacionalismo uno que eu comento aqui.
Aliás, existem por esse mundo Nacionalista muitas alarvidades (como a crença de que os Judeus são mesmo é para exterminar) que devem ser combatidas incessantemente. Tudo o que divida o Nacionalismo e tudo o que vá contra a Honra e a Lealdade é anti-Nacionalismo, e deve ser combatido. A crença de que o Capitalismo é mau per se deve ser combatida, entre outras.

“Criticar é fácil, mas eu aceito críticas apenas de quem faz mais e melhor”

Pois deveria também aceitar críticas de quem lhe indica o caminho e lhe providencia alternativas melhores, chama-se humildade e bom senso.

Adeus. Passe bem.

Comentário por D. Sebastião II

acho isso realmente racismo sou totalmete contra adoro esse jogo sempre jogo agora isso é uma coisa esse mundo fica cum esse tal de racismo,estou doido para jogar esse game mas,não é pra matar negros,desse jeito onde esse mundo vai para… :(

Comentário por rick

Não acho que o resi 5 seja um jogo racista, infelizmente há pessoas que aproveita o facto do jogo “matar” pretos pra fazer falar deles, quando no resi 4 matava-se espanhois não ouvi nenhum espanhol queixar-se, pelo contrario ficaram muitos contentes pelo jogo passara-se numa aldeia dos pais deles

Comentário por senhor x

Quero que façam um Resident Evil onde os zumbis sejam os traficantes das favelas do Rio de Janeiro, vou ter o maior prazer em matá-los todos.

Comentário por Eldridge Cleaver

Tudo isso é baboseira…
Todos os resident evil´s como foi mostrado no início da página foram com zumbies brancos. Até aí ver brancos como os “monstros” dos jogos não tinha problema nenhum neh?

Agora que está pra sair uma versão com zumbies negros e com uma explicação totalente plausivel para o motivo disso acontecer, vem pessoas falando de racismo.

Se alguém tivesse reclamado que os zumbies das outras versões eram só brancos e falado que isso é racismo com certeza ia acontecer a mesma coisa que está acontecendo agora. Num tem nada a ver isso o que estão falando. São ALGUMAS pessoas que parecem ter complexo de inferioridade que vieram com isso de achar preconceito no jogo. Com certeza as pessoas que causaram essa discução devem achar que tudo de ruim que acontece na vida deles é porque são negros e sofrem preconceito.

Querem igualdade em tudo não é ?! E conseguiram essa igualdade. Hoje em dia quantos negros não são bem sucedidos e stão em faculdades?! MUITOS. Mas quando ganham direito de serem representados em uma franquia de jogo que, DENTRE MUITAS OUTRAS COISAS, está matar zumbies que são negros, aí acham ruim. Se tivessem mudado o protagonista para um negro e contInuassem co zumbies brancos estaria bom não estaria?!

aff… nem vale a pena comentar mais nada não. Todo mundo é igual… isso de se fazer de vítima éh foda viu!!!!!!

Comentário por Mick_uNdErLiNe

MUITO BEM MANDADO Mick_uNdErLiNe, se fosse um preto a matar zombies brancos , de certeza que ja não fazia queixinhas.

Comentário por senhor x

bom naum sou rascista e nem defendo o rascimos mas o jogo se passava na áfrica correto ? na áfrica a dominação racial é de negros correto? então naum preciso falar mais nada… so complementando a informação se o jogo se realizasse na alemanha suiça argentina ou suécia ai sim seria uma prova de rascimo pois lá a predominancia da raça é branca sendo assim o rascimo seria detectado pois os negros seriam aqueles que teriam a “doença” ou seja o virus do zumbi isso sim seria rascimo pois eles estariam fazendo uma discriminação absurda de pessoas e de raças …..

Comentário por Bruno

Realmente não sabemos qual e ao intensão dos produtores do jogos ao colocar um ambiante africano no jogo…. mais gostaria de saber qual foi a intensão dele de por uma bandeira brasileira no jogo no meio da africa.. se vcs prestarem atenção no trailer, no canto esquerdo da tela em um varal a varias bandeiras da africa e no meio delas tem uma basileira.. eu queria saber se foi intensional ou eles não são bons de geografia….?!?!?!

Comentário por Alicate

Excelente artigo, mostra bem que o maior inimigo do negro é o próprio negro. Acredito que ainda há preconceitos raciais contra os negros sim, mas tem diminuido muito. O problema é que eles ainda insistem nesta perseguição como se ainda tivessemos traficando negros pelos oceanos… Prova disso são as páginas policiais, quando um policial branco mata um bandido negro, chega a ser afastado e investigado por racismo (volta e meia aparece alguma noticia do gênero). Mas quantos policiais negros matam bandidos brancos todos os dias?
Agora esses terroristas da opinião pública criaram outro inimigo a combater, um game em que as cenas se passa na grande mãe África. Sou fã desta serie desde garoto, ainda acompanho a série, e mal posso esperar por este título.
Isto é claro se os terroristas não minarem seu mais novo inimigo “virtual”.

Fui

Comentário por Cristiano Bittencourt

obrigado pela recumendação andava mesmo a prucuro de isto
era o que eu queria

Comentário por bruno

Isso ai é tolice eu mesmo sou preto e nem me importo com isso se todos os jogos da serie forão com zubies brancos o que que tem colocar os pretinhos lá, e se a historia do jogo se passa na africa… seria uma aberração se os zumbies de lá fossem brancos…….

Isso nao siginifica nenhuma forma de racismo……….

Comentário por Blackman

vou jogar mesmo nao tem nada a ver com racismo,,vou matar zumbi sem dor mesmo hhihihi

Comentário por vandinha

Velho pelo amor de Deus…o Chris vai pra África e keh q tenha u q lah??? Bixo cor-de-rosa???–‘…E tbm…essa historia de racismo eh frescura…no resi 4 o Leon fu…errou um monte d espanhol e ngm abriu u bico…

Comentário por Anonimous

se fazem um jogo com negros, é por que se fez um jogo em que se matam negros…. Se se fizeram 13 jogos antes em que se matavam só brancos, então é por que não se matam negros…. (É DISCRIMINAÇÃO RACIAL NA MESMA!!!!!) Ou seja, a CAPCOM não podia fazer nada, talvez a não ser que se fizesse um em que se matava tudo ao molho e fé em Deus, mas aí era discriminação racial na mesma, por causa dos cães (sabem que no resident evil há aquela mania de cães zombies que são sempre Dobberman!
Que escândalo!!! E então os caniches?? O Rafeiros? Os lavradores?)

SÓ EXISTE RACISMO, POR QUE AS PESSOAS QUE SÃO RACISTAS O VÊM EM TODO O LADO!!!!!

Eu quando vi as primeiras imagens deste jogo vi que tinha uns gráficos excelentes, e que como sempre se matava tudo que se mexesse! Não vi se eram brancos, pretos, amarelos, caniches,rafeiros… Vi um jogo em que se matam pessoas!
Se querem pegar por aí até concordo porque o jogo realmente é violento, mas se hove quem reparasse se os tipos são de outra cor ou não, então peço muita desculpa mas ESSES É QUE SÃO RACISTAS!

Comentário por Rui Carvalho

Esse artigo que você pulblicou é a sua opinião ou é apenas uma notícia?

Comentário por Pergunta Para você, arqueofuturista:

Este artigo expressa a minha opinião sobre um grupo de negros que nos EUA aproveitaram este jogo para acusar os seus criadores de serem racistas apenas porque os zombies são negros, ou seja, essas pessoas querem reirar dividendos através de uma nojenta vitimização.

Comentário por arqueofuturista

quando é referido que a saga do jogo resident evil s resume a chacina, é mentira, pois é necessária (ou pelo menos era) algum discernimento a nivel mental para completar os quebra cabeças, s bem que sou da opinião que esses quebra cabeças têm vindo a decrescer de dificuldade de jogo para jogo…em relação ao racismo, penso k o resident evil 4 os zombies (ou la que seres eram akeles) eram hispânicos e não brancos caucasianos!corrijam-me se estiver errado pk ja n m lembro bem em k país se desenrola a acção, se é mesmo em espanha ou noutro país hispânico qualquer

Comentário por zombie

Este artigo está excelente…
Só mostra a realidade sobre o racismo, a propria raça negra menospreza-se e outros de raça branca aparecem sempre para defender “os coitadinhos” … eles ao terem esses actos é que estão a ser racistas… Mas é o mundo onde vivemos, onde os hipocritas reinam.

Comentário por Mike

se dizem que no jogo o heroi mata “pretos” então “eles” nem são humanos na vida real e são na verdade monstros que só interessem em matar pessoas inocentes

P.S: já que tamos a falar de racismo então aqui tá um video dos fdp dos racistas a falarem a matar os homens brancos.

Comentário por MEGA_X

rapaz!! olhe bem eu acho que se um jogo e passado la pra banda da africa, sei lá! acho que e obvio que sejam negros certo?
obrigado pela atenção!!!

Comentário por shadowlord

acho engraçado,o filme falcao negro em perigo nao foi acusado racismo.o complexo de inferioridade da raça negra,emche o saco.sao eles os verdadeiro racista.desculpeme pelo desabafo.

Comentário por filipe

Caro Filipe, noto pelo seu comentario um visivel rancor pela causa anti racista. Se os negros estao errados ao acusar a midia de racista, o que diremos entao a respeito dos judeus e japoneses. Se vc saisse de dentro da protecao do ovo em que se encontra, saberia que o mundo e deveras violento, desigual e desumano. Talvez por isso eu nao ache tao ficcao estorias como resident evil ou madrugada dos mortos. Quando fores descriminado por alguem, entenderas.

Comentário por Terence

Engraçado, nos primeiros episódios da franquia eram brancos assassinando brancos, depois brancos assassinando latinos, eslavos e agora no último capítulo da sério os vilões são negros. Que tal um Resident Evil 6 onde negros, latinos, eslavos, ciganos etc atiram em zumbi caucasóides?

Comentário por Henrique POrtugal

Bom, como muitos ja falaram, percebe-se q vc nada entende do jogo, mesmo pq ele nao é um jogo feito para pc, ele e feito para consoles.
Eu sou negro, o problema de alguns negros, sao q se protegem na palavra descriminaçao, por exemplo.
Tem negro q acha q so pq a pessoa nao gosta dele, e por causa da cor, entao ja fala q racismo.
E isso de zombies ser so brancos e um mentira, pra quem jogou a maioria dos RE, podem dizer q nao so zumbis brancos e tambem negros, existem no jogo, igual no RE 3 vc pode ver um policial “NEGRO” Morto. A tambem tem de ser advinha pra ver se o zumbi e negro ou branco, sendo q eles estao tudo sujos, de sangue, feridas etc etc, ainda mas para uma pessoa como tu q nunca jogou RE.

Entao filhao vai procura oq fazer da vida.

Comentário por Jorge

minha nossa!!!! resident 5, racismo??? agora pronto… odeio racismo, mais dizer que o resident 5 é um jogo racista? ah mano, ai é fuleragem…
amigão, vou lhe falar uma coisa: Pare com essa mania de perseguição cara… eu sou branco, vi um monte de zumbis brancos serem mortos e nem por isso eu disse que era “preconceito” para os brancos….
da vontade até de rir….
eu te aconselho a tentar jogar resident pra ver se tu esfria esses teus animos….

Comentário por trebor

eu sou negro mas ñ tenho nem uma besteira com isso de residente ser racista. para começar sera na africa;era pra Cris esta atirando em quem? en gente branca? la ñ tem muita gente branca se é q dar pra sacar?!?!?! e outra coisa as pessoas q se aceitam com a sua cor ñ tem besteira com essa merda de racismo. e o melhor nos negros estamos no jogo hehehehe!!!!!

Comentário por markynhos da silva

Isso so pode ser coisa de crente que nao joga game, e vem monta uma discuçao que so ele acha interesante, chamar todo mundo de racista.

vai dormir seu xarope

Comentário por Ricardo

aiaiaiai, era só o que faltava, ue, todos os jogos zumbis brancos, vamos mudar um pouco né?
a mesma coisa sempre enjoa!

Comentário por Anónimo

Matar ganados (zumbis ) brancos todos os jogos da série não é preconceito,porém,quando vem um jogo da série que o jogador tem que matar ganados negros vem com essa frescura de racismo!!!!!

Comentário por Anónimo

Paro! Até onde li (Não li Tudo) mas RE1 Director’s Cut para Playstation one tem Zumbis Negros (Afro Decendentes), na sua grande maioria são brancos mas tem uns negros!

Comentário por Dustyn Jhonny Hoffmann

Nossa….q ridiculo…..sempre usam o racismo pra qlquer coisa ! impressionante….agora se foce um preto matando milhoes de branco eu GARANTO que ficariam de boa….puta….q coisa xata do caralho !!

Comentário por Fred

“”tem mesmo q dar tiro em preto!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!””

tem que dar tiro mesmo em preto?tem que dar tiro e na sua mãe,por que de tantas pessoas que trabalharam nesse jogo,muitas sao racistas como você seu filho da puta,por isso que o brasil num vai pra frente –‘

Comentário por macson

Se o jogo não é racista então porque os criadores desse resident evil 5 não fizeram um lugar ficticio como no 1,2 e 3,e so por que o lugar e na africa ou sei la onde,nao significa que não exista brancos

Comentário por macson

Eu só tenho uma cena a dizer. Acho a série Resident Evil fixe. Quanto ao novo Resident Evil 5 não sei muito sobre ele. Acho mal k o tenham feito só para PS3 e não o tenham feito também para PS2. Acho que para o jogar terei mesmo que comprar a ps3.

Quanto á parte do racismo não acho que se possa chamar racismo. O Resident Evil 4 é com uma personagem branca e mata outros brancos. Isto porque o jogo se passa em Espanha. isso não seria “racismo” para com os espanhóis? Eu acho que é algo normal terem escolhido África. Talvez daqui a uns tempos inventam um novo Resident Evil 6, onde o cenário utilizádo será Portugal ou até mesmo o Japão. Eu não acho que seja racista, mas não me cabe a mim julgar os criadores do jogo, nem a cor dos zombies. xD

Fiquem bem e joguem muito.

Comentário por JP

Pff, Resident Evil 4 era na espanha e ninguem reclamou de racismo contra os espanhois…..

Comentário por L|Rocks

A Capcom, inteligente como sempre, evita futuras reclamações de racismos que nunca nem deveriam ter aparecido por detratores e deixa também uma heroína negra ao lado de Cris: Sheeva.

ATENÇÃO: SPOILER
Juntamente com ela, em certos trechos do jogo, aparecerá um negro chamado Josh, soldado esse treinado pela própria Sheeva.

Está de parabéns a Capcom em mostrar um futuro dominado pelas indústrias químicas e com o possível sofrimento pelo lado das populações mais miseráveis do planeta.

Bom texto.

Comentário por Eduardo Salvalaio

O racismo é real e não precisa ser manipulado num mísero jogo de videogame. E vem desde os tempos em que europeus e americanos (aka EUA) chegaram na África pós-Segunda Guerra Mundial para acabarem de vez com as economias (aka pedras preciosas) dos africanos. E até hoje, a maioria dos países da África sofre com isso: fome, má distribuição de renda, Aids, etc e tal.

Comentário por Eduardo Salvalaio

Eduardo, o racismo não nasceu no tempo em que os europeus e americanos chegaram a África no pós IIGM. O racismo é tão antigo quanto a humanidade e sempre existiu em todos os povos e raças. Não é propeiedade exclusiva dos Brancos como usualmente se procura transmitir. A escravatura africana existia muito antes do primeiro europeu meter os pés em África. Os europeus foram, no entanto, os primeiros a pôr cobro à prática esclavagista em todo o mundo. Querer culpar toda uma raça, por sinal a Branca, pelos males do mal, isso sim, é racismo.

As sua afirmações gratuitas e sem fundamentos históricos revelaram-se muito infelizes.

Comentário por JM

LOL que ridiculo realmente, agora ou não se pode fazer jogos em África ou tem que se pôr individuos brancos como africanos para não considerarem isto racismo? Enfim… O jogo é excelente, já o passei e adorei. É muito envolvente e viciante. Aconselho a jogar quando tiverem bastante tempo livre, pq nao vão conseguir parar até passar o jogo.

Comentário por kance

ashuashu nada a ver se os cara não colocarem neghror no jogo ainda sim será racismo não é msm além do mais o jogo se passa em varias partes do mundo exemplo residente evil 4 foi num vilaregio da espnha so achei ruin por causa da noção do tempo que os zumbis tinham tambem na europa tem aqueles castelos grandes combina bem com o cenario e local ainda não joguei resident evil 5 so por que é na africa e so tem zumbi negão aff vsf

Comentário por victor

melhor dizendo sou negro e não achei nada demais no jogo

Comentário por victor

ja pensou zumbi branquelona africa?????? nem sei quem foi o idiota que acusou de racismo o cara do jogo nem existi aff é so um jogo

Comentário por victor

vc tem razão

Comentário por Anónimo

Pergunte a um professor de história e veja se ele não vai te dizer que a Europa (principalmente) não ‘detonou’ com o continente africano depois da Segunda Guerra Mundial. O racismo que cito acima não é somente o de cor, e sim, e tb no geral, o preconceito geral que geralmente existe em nações grandes que acabam com as culturas/riquezas de nações pequenas. Me diz se alguém tem coragem de invadir um EUA? E quem disse que ao usar o continente ‘Europa’ estou me referindo apenas a brancos?

Comentário por Eduardo Salvalaio

Perdoem minha falha. Professor de História (com H maiúsculo). Hehe.

Comentário por Eduardo Salvalaio

O cara q ta reclamando de racismo é branco né???
Como já diria o sábio profeta: “Preto é foda”

PS: è mais um dakeles “No Sense”, que assim como os caras qestão processando a nintendo por movimentos repetitivos no Nintendo Wii, querem apenas ganhar dinheiro sem ter trabalho!

PS2: Lembro as pessoas q defendem a acusação, que na história de resident evil, o problem, começa e continua com um virus, q toma proporções maiores, pairando por diversos continentes… até onde sei a Africa naum deixa de ser um continente do planeta terra, será q só por causa de pessoas idiotas a historia teria q atingir o mundo todo, só não a africa pq é “eticamente” incorreto????

abraço a todos!

Comentário por JJ

tenho de admitir qeue foi a critica amis hilariante que li nas ultimas semanas.
Haja mesmo paciência ahahah

Comentário por Nue

olha mermão, caso vc ñ saiba o resident evil 5 ñ tem so pessoas negras ñ tb tem zumbis mestiços, louras e etc.. bom ta certo q a maioria é negra + eu achei o jogo mto bem bolado, ainda + na Africa, bom acho q kem ta com o pensamento maldoso aki da situaçao é vc por pensar q o jogo da preferencia as pessoas brancas e ñ a pessoas negras. a e + vc ta ai jungando q o resident evil 5 e racista o protagonista do jogo mata zumbis negros + tb nas outras series como vc msm disse tb mata pessoas negras. bom eu acho q vc deve ter sentido falta dos negros no jogo a agora q o pessoal da capcom coloca zumbis negros vc ta falando q o jogo é racista, a + 1 coisa para com esse negocio de fica faalando sertinho, pow fala kinem eu com abreviaços q com letras q ñ tem nada a ver uma coom as outras, bom msm assim vlw

Comentário por Renato

Galera se o Resident evil 5 é racista o filme I am Legend “Eu so a Lenda” com o Will Smith de ator principal onde é a mesma história só que inversa, as anomalias são os brancos e o exterminador é o negro, Também é racista! Heheheheh usando besteira para falar sobre besteira, eu gosto muito desse filme. E por isso acho que isso é tudo fruto de pessoas que não tem o que fazer.
E por falar a ajudante do personagem pricipal do Resident Evil 5 não é branca, ela é negra.
Por favor, se forem questionar alguma coisa procure descobrir sobre a história para não falar besteira.

Comentário por Marlon

AFF, tenho RE5 e já bati 4X, tem zumbi branco tmb, isso naum tem nada a ver, os negro que se sentem fragilizados e falam essas besteiras.

Comentário por Ubsthuibudo

eu so preto tenho resident 5 e gosto de matar os zumbis nao acho q seja racismo, isso fica na consiecia de cada um.

Comentário por preto

di roxa tudo os negro querem leva pro lado do racismo.
se o Obama naum fosse eleito presidente era pelo simples fato de q é pq ele era negro.
Aí eu ja vi um monte de gente os “teleguiado” melho dizendo naum querendo passa por racista e fazer uma escolha entre brancos e negros uma mulher branca estava grávida tinha sido baleada e quase a mesma circunstancia se encontrava uma negra mas a negra só estava tendo o bebê nada de acidente tinha ocorrido com a mesma só havia 1 táxi plotado q cabia só mais uma pessoa e adivinha, quem o dono do táxi levo?

Comentário por kennedy

ola vi o topico achei interessante e decidi comenta-lo.
bem essa historia não é bem assim, pois ao longo de todos os resident evil podemos ver que há sempre zumbis brancos e negros. Os zumbis agora são negros porque o desenrrolar desta história passa-se numa cidade provavelmente de África daí que seja lógico que os seus habitantes, que depois seráo os zumbis sejam negros
As pessoas só sabem falar de recismo agora, mas quando jogavam os outros jogos desta saga nunca se queixaram do racismo, e do facto de só conter pessoas brancas. Ahh pois é, as pessoas só sabem pegar para seu lado quando querem.

Comentário por Rui Vieira

yeeah agora vou matar zombis negro \o/
¬¬’

Comentário por s

Olá! Concordo c o Rui Vieira!
É claro q se estamos em Africa n teremos zombies brancos em maioria. Se o jogo é o mais possivel “realista” de forma alguma vamos ter uma população branca em africa, cmo seria se estivassemos na Asia e por ai em diante.
O Racismo esta mais em q analisa as coisas por esse ambito do q nos criadores dessas situações. é racista tb, qm se sente ofendido c isso.

Comentário por Yasmin Amade

keria so acrescentar q se assim fosse, o jogo na Africa e os zombies brancos, era processado a mesma por acharem q os Africanos Negros n podem ser zombies. O q acabava dando no mesmo….

Comentário por Yasmin Amade

Boa noite em primeiro lugar.
Só queria relembrar:

– Se a Copcom é uma empresa japonesa, qual seria o seu interesse em fazer um “HEROI” americano para o jogo? Acho que é apeans coincidencia.

– Relembrem a história do RE4. A filha do presidente é raptada e vão lá salva-la.
(mais uma vez, se tem taaaaaaaanto racismo, porque averaiam de estar a falar tanto dos americanos, se supostamente os ODEIAM)

– Então agora falam de racismo por se tar a matar zombies pretos, quando matavam os brancos não diziam nada porque???

– As pessoas que tem a lata de comentar este assunto, são as mais racistas, uma vez que só elas vêm essa descriminação.. Eu (e muita mais gente, acredito) ve a saga RE como um optimo jogo.

– Se formos falar de racismo, temos de ver que grande parte dos americanos será racista, uma vez que não votou no “preto”. Eu sei que não é por ai, mas sendo assim podemos tirar racismo de todo o lado!

– A coca-cola coompany deveria ser processada por a coca cola ser preta.

– As empresas produtoras de farinha, serão processadas por a farinha ser braca.

(TODO COISAS SEM SENTIDO, TAL COMO O ASSUNTO DO RACISMO NO RE5)

Joguem RE.. Talvez esqueçam esse assunto!

(Vamos todos enviar cartas e email para a COPCOM a pedir que o proximo jogo seja no japao/cinha ;D)

Comentário por Umbrella Corporation

Bom deixar o meu comentario, pequeno e tentar ser rápido, toda a gente que joga Resident evil, sabe que os Zombies cada ves são mais, e tudo tá a ficar infectado, vemos, caes, gatos, tudo infectado, e pessoas brancas tambem, os pretos sao imunes ao virus? claro que nao. Resident evil, ponham-nos a nós jogadores, em que cidade, e que país quiserem, metam até em minha casa, nao me interessa, se sao, italianos, espanhoies, pretos, brancos, brasileiros, portugueses, sao zombies, ja nao sao humanos. e nos jogadores de Resident evil se a uma coisa para aqui tamos é matar ZOMBIES sejam brancos ou pretos, gordos ou magros, tenho 50 cms, ou alto bixos de 5 m de altura. VAMOS EXTERMINAR OS ZOMBIES :D

Comentário por Snifer

Nada a ver , para começar não são zumbis, são pessoas que tem um virus no corpo, não são só zumbis negros, tem brancos tambem, e tambem tem o amigo da sheva que é negro e ajuda a combater os zumbis, nada a ver.

Comentário por André

o herói é sempre branco e americano porque a capcom é japonesa e o japão foi dominado pelos americanos e tiveram que engolir a cultura americana goela abaixo, e os jogos da capcom vendem no mundo inteiro, e que imagem o mundo espera de um herói? um japa? um negro? não, um branco! e eles querem vender, é o comércio minha gente…
a maior parte dos zombies neste game são negros porque… ora! porque o game se passa na áfrica! desde resident evil 4 a série esta explorando novas civilizações que não a americana para ambientar o game, e como o 4 foi um sucesso resolveram ambientar o jogo em mais uma localidade pobre e precária, que no caso foi em cidades e aldeias africanas…

Comentário por yuri

ah, é claro que a sheeva e o tal amigo negro dela foram colocados no game como que uma “cota” para negros heróis no game para que este consiga se defender melhor de tais acusações por racismo…
re não é um shoot and kill, é um survivor horror cheio de desafios ao intelecto, e não é um game para computador, mas para consoles.

Comentário por yuri

é brincadeira, até nisso procurarem racismo, sou fã do resident evil, e vamos e venhamos,,,vc já viu alguem estampando uma camisa “100% branco?”,,ai eu pergunto,,pq 100% negro pode,,,racistas otários nos deixem em paz, racistas otários nos deixem em paz,,,detalhe no meu rg minha cor é parda,,,,vou me queixar quando fizerem um jogo com minha cor hahahaha.

Comentário por Claudio

Mais agora tudo e racismo, o mais racista que existe e o próprio afro descendente, mais enfim tudo que envolve negro gera polemica, me pergunto se vos se um negro matando brancos como seria? Preconceito existe pouco mais existe o mundo hoje e igualdade acha que todos deveriam ser preocupar com o verdadeiro racismo exemplo: cotas para negros nas universidades, não games para fim de entretenimento.

Comentário por Franco

kkkkkkkkkk’ Racismooo ??? nadaa a ver kraa e dai se sao pessoas negras?? entao só pq sao negras eles nao podiam fazer o jogo?? sou fã de RE muito tempo!isso é só um jogo kra nao vai fazer a cabeça de nimguem,pra sair por ai matando os negros,eu nao sou racista, mais kra agora vcs foram longe demais…Leiam a Historia do RE5 depois, aqui vai um resumo, ”É epoca da guerra de armas biologicas, que cairam nas maos erradas,e os alvos sao populaçoes pobres… ou seja, dizem que uma parte da Africa é mto rica, mais a outra mto pobre por isso,la foi o lugar onde Wesker escolheu para usar novamente o Virus que Ada recupera no RE4” e outra todos os RE passaram nos EUA agora a Capcom esta explorando novos lugares novas civilizaçoes ;)

Comentário por wagner

Foram escolhidos os pretos para zombies porque representam melhor figuras horrendas e que façam um puto de 12 anos arrepender-se de jogar um jogo de maiores de 18 anos!

Em conclusão: Pretos ou mortos por uma boa arma que lhes estoire os miolos ou a fazer de alcatrão nas Estradas!

Boa escolha Capcom ate da vontade de jogar!

Comentário por RE is awesome

Comentário por RE is awesome

LOL ….. eu nem ia comentar. … pq eu acho q nem merecia …+ tive q comentar ….

1° nos outros residents nao tinha negro? … quem falou essa blasfemia … essa mentira + escarrada … é pq nunca jogou só pode…
2° no R5 .. não se mata só negros….e sim todos q estão infectados … como o erendo se passa em um pais africano .. maioria negra (logico) … e no R5 tem 1 heroi branco e outro negro e varios outros personagens NEGROS…
3° Antes de pensar em acusar alguem de racista .. tem q se estudar muito os datalhes .. antes de cometer essa insanidade .. ate pq é crime ….
4° Sempre teve negros nos residents .. sempre .. na mesma quantidade q “teoricamente” seria na realidade … repito SEMPRE TEVE NEGROS …. assim como outras entinias … pra mim isso é complexo….
Doeça pacivel de cura … com tratamentos psicologicos…[]s a todos

Comentário por Sidney

fala serio, resident evil 4 se passou na espanha e nenhum espanhol reclamou, e pela 1ª vez resident evil chega a africa mas os pobrezinhos nao podem aceitar pq sao humilhados e todo mundo odeia negro, fala serio ne tem que ser coisa de negro isso sempre chorando por serem desfavorecidos ha meu vao toma no cu e melhor ir trabalhar e parar de prestar atençao em coisas irrelevantes como essa.

Comentário por Marcos

É simplesmente ridiculo ler isso, Se a porra do personagem fosse preta e matasse branco, ngm falava nada, mas como a merda do personagem é branca e mata preto ja ficam de mimimi.. vao todos tomar no cu.. o jogo se passa na Africa por motivos de continuação da historia. Vcs de certo queriam que tivessem Zombies BRANCOS NA AFRICA?
seus mongos idiotas, de cara persebe-se que o autor dessa bosta de Texto acima não intende porra nenhuma da historia de RE5.
Querem uma dica? VAO JOGAR RESIDENT EVIL E MATAR OS AFRICANOS!!! Não tem nada a ver com racismo.

PS: Foda-se se alguem acha minha boca suja. Eu falo oq eu kero e nao consegui me conter com uma bosta dessas ¬¬

Comentário por Mint

Aff nada haver se os outros eram zumbi brancos e um branco matava branco o que isso te haver? mudaram o local e não só tem preto no RE 5! ._.
E a Sheva eh negra e é uma personagem principal!Bem ai está minha opinião sobre o assunto.õ/

Comentário por Koth

Dããããããã,,, devem ser pessoas negras por que o jogo se passa na AFRICA né o Zé ruela….

Comentário por Theus

que besteira o jogo e otimo (eu tenho),se e passado na africa o que queriam personagens loiros?!?!?!

Comentário por wramos

Na minha opinião, não há nada de racista. Se fosse assim, ninguém comprava Resident Evil algum, por causa dos inimigos serem brancos e penso que nenhum branco se sente ofendido por terem existido zombies brancos até agora.
Era preciso inovação, e já a temos. O facto de só terem existido heróis brancos, é clássico, nada de racista!
O Josh participa no RE5 e é negro, ajudando o Chris e a Sheva em diversas situações, isso é racista!
Eu não sou ainda maior de idade, mas afirmo que os que dizem “vítimas de racismo” tem uma mentalidade pobre.
Racismo é qualquer acto hostil ou de discriminação para com um indivíduo de raça diferente, apenas por esse motivo na VIDA REAL, não num jogo que serve para nos entretermos!
Quando joguei Resident Evils de zombies brancos, nem sequer me passou pela cabeça a ideia de racismo, que absurdo, até porque como é clássico existirem heróis brancos, também é clássico existirem inimigos brancos.
Eu vou adquirir o Resident Evil 5 este natal, mas não porque sou racista ou porque quero gozar com negros, vou adquiri-lo porque gosto desse tipo de jogos e encantei-me com a jogabilidade de Resident Evil 4 e quero mesmo a continuação.
Pelos “walkthroughs” que tenho visto, é um bom jogo e apesar das críticas, não existe racismo, até porque a história faz sentido, pois África é um continente menos desenvolvido e era o palco ideal para um vilão como o Wesker fazer testes em seres humanos menos industrializadas e politicamente menos informados e activos.
Resident Evil é uma série de respeito e nenhuma crítica mudará isso!

CUMPS

Red Shadow

Comentário por Red Shadow

“O Josh participa no RE5 e é negro, ajudando o Chris e a Sheva em diversas situações, isso é racista!”
QUIS DIZER QUE NÃO É RACISTA, ENGANEI-ME!

Comentário por Red Shadow

Tu so poder ser um preto com preconceito puts vai toma no l….

Comentário por NOs

ESSA AI DO RACISMO NÃO COLA, POR QUE QUEM TA PREOCUPADO COM ISSO ENTÃO OS OUTROS JOGOS ANTERIORES TERIAM BRANCOS RECLAMANDOS ATE NO ULTIMO POR CINAL PARECE ESTAR EM UM CASTELO DE MONGES CATOLICOS PSICOPATAS!
SENDO ASSIM E UMA PERDA DE TEMPO FALAR EM RACISMO POIS PROVAVELMENTE PRA FALAR ISSO E POR QUE FALA MAIS DO QUE SE JOGA!
O JOGO E BOM E A JOGABILIDADE E MUITO BOA!
SE FOCE RACISMO MESMO NEM O SANANDREAS DEVERIA EXISTIR POIS DA EXEMPLO QUE SO UMA PESSOA DE COR E MARGINAL NO GAME!
SERA QUE SO UMA PESSOA DE COR E MARGINAL EM ALGUM GAME!
ACHO QUE RACISMO ESTA RELACIONADO TBM A ATITUDES!
POIS NA HISTORIA OS ESCRAVOS SO VIERAM MESMO PRO BRASIL POR QUE OS INDIOS NÃO FORAM DOMESTICADOS!
E AS PESSOAS DE COR ACEITARAM SENDO ASSIM NÃO ADIANTA BRIGAR POR PASSADO E SIM PRESENTE E FUTURO!
RACISMO E DESIGUALDADE SOCIAL NÃO COR!
POR QUE SE VC TEM DINHEIRO VC E BONITO E NÃO SE VC TEM COR PRETA OU BRANCA!
RACISMO ESTA NO SEU BOLÇO POIS E NELE QUE AS PESSOAS TE VEM!
E VEM QUEM VC É!
SE VC CHEGAR PRETO OU BRANCO EM UM RESTALRANTE CARO NÃO VAI FAZER DIFERENÇA!
MAS SE CHEGAR DE BERMUDA E CHINELO NEM SENDO LOIRO!

O MAIOR PROBLEMA NO BRASIL RELACIONADO A ISSO E QUE AS PESSOA DE COR APRENDEM DES DE PEQUENAS QUE ELAS NÃO NÃO SÃO MELHORES QUE UM BRANCO COISA QUE NÃO EXISTE!
ELES INCUTEM ISSO NA CABEÇA DAS PESSOAS DES DE PEQUENAS O QUE FAZ CRIAR RAIVA
E ACHER QUE OS OUTROS PISAM EM CIMA DAS PESSOAS!
TBM NÃO ADIANTA RECLAMAR DE VC ESTAR NA MERDA SE TEU PAI E TUA MAE FAZEM FILHOS SEM PARAR E PIORAM A CITUAÇÃO!
A AFRICA E UM PROBLEMA SICIAL DE PESSOAS QUE SO PENÇAM NA RIDICULARIZAÇÃO DE SUA SOCIEDADE QUE E EM GRANDE PARTE TOMADA POR AIDS!
E VAI MORRER NÃO TEM MUITA DIFERENÇA DE ZUMBIS!
POIS NÃO TEM CULTURA E FAZEM POUCO PELA VIDA MAS NUNCA DEIXÃO DE FAZER FILHO!
SEUS LIDERES ESTÃO CAGANDO PELO SEU POVO
E NÃO TÃO NEM AI!
ISSO PRA MIM E O PIOR DE TODOS OS RACISMOS!
AQUELE QUE E DE PESSOAS DE SUA NAÇÃO AQUAL VC NÃO FAZ NADA POR ELAS NÃO DA U MINIMO DE ESTRUTURA PARA ELA MELHORAR DE VIDA E SO TIRA O POUCO QUE TEM!

ESTAMOS NUM MUNDO COMPLETAMENTE PSCOPATA EM RELAÇÃO AS PESSOAS!
DE FATO SERIA A MESMA COISA POIS SE OS AFRICANOS TIVECEM INVADIDO ANTES O MUNDO E NÃO AO CONTRARIO OS BRANCOS SERIAM ESCRAVO E SERIA A MESMA COISA SO QUE AO CONTRARIO E SERIAM VARIOS GAMES DE PESSOAS DE COR E UM DE BRANCOS!
COMENTAR SOBRE RACISMO E COMPLICADO POIS CHAMACE PESSOAS DE COR POIS FALAR PRETO OU BRANCO GERA MULTA!
MAS ISSO AQUI PELO MENOS VAI ACABAR!
OUTROS PAISES AINDA ESTA LONGE!
MAS AQUI E O LUGAR QUE MENOS TEM!
E NUM FUTURO BEM PROXIMO ISSO VAI FICAR MELHOR!
MAS VAI DEPENDER DAS PESSOAS PARAREM DE FAZER FILHOS ESTUDAREM E TRABALHAREM PARA FAZER UM FUTURO MELHOR POIS SO FICAR ESCUTANDO FUNK NÃO DA EMPREGO E SO ENCHE BARRIGA DE GURIA BURRINHA QUE INGRAVIDA, SER JOGADOR E PIADA A MAIORIA SO PASSA FOME, E SER ARTISTA PODE TER CERTEZA QUE TEM QUE TER ESTUDO!

ENTÃO PRA ACABAR COM O RACISMO MESMO SO ESTUDANDO!E SABENDO QUE POVO SEM CULTURA E POVO MANIPULAVEL!! ESSE E MEU PENÇAMENTO!
AGORA UM GAME E UM GAME!
SE FOCE ASSIM ALEMÃO MANDAVA PROCESSAR TODOS OS GAMES DE GUARRA DE NAZISMO POIS E UM TIPO DE RACISMO!
POIS ELES ERAM UM POVO DE FATO INCULTO
VOLTO A LEMBRAR POVO INCULTO MANIPULAVEL OS ALEMAES FORAM MANUPULADOS POR UM BOCO QUE SABIA UM POUQUINHO MAIS E ENGANOU UMA NÃÇÃO SENDO ASSIM FIQUEM DE OLHO POIS LA NA COREIA LA TEM UM IMBECIL FAZENDO A MESMA COISA! ISSO GERA RACISMO!
AGORA JOGUINHOS NEM PENÇAR EU VOU JOGAR FLOW!
MAS BOA A PROPOSTA DE COMENTARIO!
OBS:NEM CONFERI O TEXTO!

Comentário por EDUARDO EL LOCO

nossa muiiito rascismo quein que escreveu esse texto deve ser um indiota ñ pode fazer isso em lugar nenhum apesar que hoje e o dia da consiencia negra. nao faça isso pq se eu te conhecesse entreguaria na delegacia por racismo..isso e abuso..

Comentário por thais caroline

Acho q nao tem nada a ver, vc esta exagerando demais aí.

Comentário por Wanessa

racista é teu cu foram mais de 14 resident evil e um que mata nego é considerado racista pq os outros games so matava brranco

Comentário por Anónimo

Será que os brasileiros não conseguem ler e perceber que o autor deste artigo denuncia os pretos que disseram que este jogo era racista porque se matava pretos? Fodasse é assim tão complicado perceber isso? Cambada de burros.

Comentário por Revoltado

AI AI então terão que atrás de filmes e mais filmes!!!

Este jogo mostra assim como o quatro a inteligencia dos cientistas que criaram o novo vírus que hospeda no ser. Então nao existe mais aquelas criaturas em decoposição. Este novo vírus foi enviado a algumas regiões como a Espanha e a Áfica…

Comentário por Washington Vasconcelos

Não vejo como um jogo racista, mas realista, sabemos que a África é um continente pobre atingido por doenças e guerras. Existem muitos jogos que retratam isto. E lembro que, na África não existem somente negros, então, não poderiam existir jogos com guerrilheiros colombianos, paquistaneses, japoneses, alemães. Desta forma filmes como Falcão Negro em Perigo é racista, só porque tem negros, nosso mundo tem diversas raças e em pleno 2010 ainda temos que nos preocupar com racismo e racistas, quanta besteira, particularmente, adorei o jogo RE5 e não vejo como sendo jogo racista.

Comentário por Jakson

eu gosto muito de resident

Comentário por leon

Nesse jogo tem pessoas negras porque eles estão na Africa fii, ia ser racista se eles colocassem a população branca na Africa, nao acha, e eles estao continuando a historia, indo onde tudo começou, na Africa,

Comentário por jheff

Ha vao toma no cu,em todos os Res foram pessoas brancas,e os brancos nunca falaram nada,ai só pq o jogo se passa na africa e tem pessoas negras ai os negros vem falar bosta,ñ sou racista,mais tb,ninguem merece né meow !
povo chato!

Comentário por Felipe Wesker chief

…apenas quero acrescentar algo que talvez ainda não tenho sido “dito”, para quem conhece e se interessa pela cultura zombie, sabe com certeza que esse “folclore” teve origem num certo país…sabem qual foi?

NO HAITI!!!!e foi na forma de magia Voodo…

Relativamente a isto, aconselho a todos o filme “The Serpent and the Rainbow” do wes craven!

Quanto ao jogo depois de verem o filme talvez percebam o porque da etnia…

…Racismo?

HAHAhaha

Comentário por sp

pow veio eu sou o MFWalkthrougs faço detonados do resident evil 5 no youtube, bom vcs tão cv sobre racismo não ? o jogo resident evil 5 não é do diabo , nem é racista o jogo também tem gente branca , veii entendi o jogoo é na Africa onde praticamente possui gente negra e raramente gente branca, isso não é racismo vei a capcom so quis inovar um pouco , ja fizeram o resident evil na antartida , no japão , EUA ,vão fazer no brasil ondeee vai teer genteee branca,preta,amarela. entre aspas, o Chris não o unico branco que ta na africa –‘( A SHEVAAA TEM UM COCO FEDIDO)

Comentário por Anderson

esse papo de racismo do jogo eh pura bobagem, porque o jogo se passa na Africa, entao, qual a diferença entre brancos e pretos? imaginem, vc jogando na Africa matando so zumbis brancos. O incrível eh q a mente de vcs pensam assim: afe, matar pretos, que racismo. Aí, vem um jogo na africa pra matar so brancos ai falam: nossa, ve se pode, a africa so tem zumbis brancos, que lixo. Aí a situaçao piora. Vcs tem q pensar. o local eh fictício do jogo, mas se passa bem perto das cidades de negros, nao ha racismo algum, apenas inveja de vcs q nao tem capacidade para fazer um jogo tao esperado, ou nao tem capacidade de jogar um jogo tao complexo ou leva susto toda hora. VSF

Comentário por viadilson

lembrando tambem q o ultimo Boss eh branco e loiro (Albert Wesker). Entao quen nao gosta de matar pretos q baixem um salve e joguem no ultimo capitulo.

Comentário por viadilson

Eu realmente acho uma verdadeira idiotice,meu pra mim zumbi é zumbi pode se branco,preto,amarelo,vermelho…. FO@#-SE É SÓ UM JOGO,hum matar brancos pode mas matar negros NÃÃÃÃOOOO POOODEEE,ATÉ PORQUE Ô JOGO SE PASSA NA ÁFRICA MEU DEUS!!!!!! ONDE JÁ SE VIU ISSO?! SE Ô CARA VAI PRA ÁFRICA O CARA VAI ACHAR GENTE NEGRA!!! FAZER Ô QUE????
Não quer dizer que eu sou racista só acho que essa coisa de “A porque ele é negro” isso não existe mais, hoje em dia negro é tratado como gente normal,então é isso.

Comentário por Giovanna Cônsolo

texto totalmente incoerente com o assunto, toda a série se passa com zumbis brancos, para renovar a trama fizeram no continente africano, se fosse no asiático vcs estariam levantando esta questão? ou se por acaso se passasse na alemanha, vcs estariam se perguntando isto???? o racista aqui são vcs levantando esta questão

Comentário por juan lima

Omfg, onde já vão estes americas parvos. Se o jogo se passa no continente Africano, eles queriam que fossem os zombies todos brancos? Oh pelo amor da Santa. Se os metem a matar zombies e porque matam, se não metem zombies negros no continente africano era porque não havia nada negro no continente Africano. A serio, curem-se. Joguei, passei, gostei. Tenho dito.

Comentário por Bernardo

Rsrsrs, dei muitas risadas com um tipo de conceito totalmente idiota, para começo de conversa, na minha opnião os games do Resident Evil anteriores os zumbis eram brancos pelo fato do jogo se passar mais nos Estados Unidos e na Europa, onde se encontra mais pessoas brancas, o mais engraçado é o fato de falar que o 5 jogo da série é um branco que matas afro decendentes, mas e a Sheva parceira do Chris ela é branca?
Conclusão: minha visão está ruim demais e outra esse tipo de comentário só pode ser de alguns invejosos que tentam tirar uma graninha da Capcom.

Comentário por flavio

alguem parou pra pensar que os zombis sao pretos pq o jogo se passa na africa

Comentário por felipe

adoroo esse jogo!!!!

Comentário por mariana

Se fosse um negro atirarando em zumbis brancos, eu aposto que ninguém falaria nada…

Comentário por grazy

Agora negro é sagrado,se aparece em jogo é racismo,se leva tiro em jogo é racismo,só se for o heroi salvador do mundo que pode ter negro,negro pode soltar o pente em branco que não é racismo,aliais em 13Res atiraram,o RE5 ~em brancos e negros,então nada haver e mesmo asim,fi,é africa,africa tem maioria negra,colocar só brancos no game na africa seria racismo!Pelo contrário,foram só realistas,nada de racismo.Agora se negro não aparece nos shows,novelas,games é racismo,quando aparece é racismo,por favor,dá um tempo,que mania de perseguição,isso é quase doentio.

Comentário por A verdade

feliz natal!!

Comentário por Roberto

Vamos adicionar um Resident evil de matar políticos,ai com certeza ninquém vai reclamar,coloca o Bush,Obama,Dilma,Serra,O presidente do irã,da koreia do norte,o maluf e enche de político lá kkkkkkkkkk,bala neles.Só zuano mesmo,porque esse povo ai tá muito paranoico,se negro é heroi ok,mata branco ok,se não aparece em jogos,filmes,novelas nada ok,se aparece é racismo,só se for o fodastico heroi,ai pode.Que sentimento esquisoparanoide é esse,psicologos estão aqui para esse tipo de gente,vão buscar uma consulta já!E outra,sheva é tipo latina,mistura de raças e não branca,se bem que nem raças existem e sim etnias.E mais,há mais negros zumbis,mas há brancos também e incluse se for para acusar todo de racismo,pó,pintaram os nativos do pântano,brancos e chamaram eles de selvagens!RRRRRRR,Vai te mania de perseguição lá na china,aliais em marte,porque se não vão falar que é para matar chineses,ou será que em marte vai dar problema e vão falar que querem matar os marcianos?!ue,eles existem!?Por via das dúvidas plutão.

Comentário por A verdade

Santo Deus, mais um que quer a quota.
Caro amigo sugiro que conheça o jogo e sua história, visto que todos os posts estão contra tu, como pode você classificar RE 5 como jogo acéfalo?
Se o jogo se passa na áfrica qual o problema de ter negos, já que os mesmos constituem majoritariamente a população africana? Se o jogo se passar no Brasil (caso de Call of Duty) haverá brasileiros e não americanos, no caso da Africa penso que existirão africanos.
Pessoas iniciam estas discussões, as incitam e apóiam a lei das cotas, ora, a política das cotas veio para nos dizer “dêem chance aos negros porque são pessoas inferiores, não possuem competência, são incapazes de passar por uma prova seletiva em uma universidade pública”, o mais cômico é que com essa política que atesta a inferioridade intelectual dos negros com a qual você deveria se preocupar é totalmente esquecida.
Vocês “negros”são chamados de incapazes e assumem tal postura, agora quando o assunto é um mero jogo querem demonstrar indignação, tenha paciência ou melhor consciência lute pelas coisas certas e largue de ser racista, sim você racista por que somos reflexo de nossas palavras.
O que mais me incomoda é se fosse um negro “o herói” como nos jogos do Spawn ou Afro-Samurai, a população americana e a japonesa estaria sendo dizimada por um negro isso não seria racismo? Bom pimenta nos olhos dos outros é sempre refresco, aliás, sugiro ocupe seu tempo com outros afazeres como leitura por exemplo pois seu português é algo deplorável.
Tu faz parte da cota de alguma universidade pública, pois acho que o nível está equiparado aos mesmos.

Comentário por André

esse jogo vai se um sucesso,imagina um militar branco matano aquela pretaiada que legal

Comentário por Emílio

Eu Adooooooooooooruuuuuuuuuuuuuu esse jogo,ñ tem outro jpgp como esse!!!!!

Comentário por Mariane

eu tenho uma pergunta,o protagonista branco do jogo ja existia desde a epoca do resident evil 1 né?então so pelo fato dele ser branco n quer dizer racismo,segundo ele esta em qual continente?africa,então africa tem negros e não existe brancos la certo?terceiro,a parceira do chris é negra e ela mata zumbis negros certo?quarta que é o primeiro resident evil emque mata-se zumbis negros e(AFRICA).então por todos esses fatos não quer dizer que o jogo seja racista porque falta esclarescimento na mente dos ímpios.ass:ALBERT EINSTEIN

Comentário por anonimo

PARA DE SER IDIOTA.. O JOGO É NA AFRICA… QUERIA QUE APARECE – SE BRANCO DOS OLHOS AZUIS? -.-

Comentário por maxwell

..ah, se o meu Brasil tivesse técnologia suficiente e desse oportunidade para que as classes não-favorecidas obtivessem as mesmas condições de igualdade…eu, faria de tudo para me instruir dentro da area de games e fazer um jogo similar ao resident evil, mas ao invés de pôr zumbis, eu poria ‘portugas’ no lugar….e o herói seria um índio ou um negro….seria delicioso matá-los (dizimá-los)como se foi feito por eles aqui….

Comentário por brasileiro

isso não tem nada a ve po la so tem negro mesmo

Comentário por Anónimo

Eu sou negro e jogo RE e acho essa discussão de racismo infundada e ridicula realmente as pessoas não tem o que inventar, eu achei um avanço a criação de personagens negros neste jogo, inclusive um personagem principal negra a Sheva, então realmente aiaiai meu cu

Comentário por Meu cu

namoral, vai se curar porque você tem probleminha, pra chegar nessa conclusão absurda (:

Comentário por laryssa'

claro que os zumbis sao pretos
se nao percebeu a historia do jogo se passa
na AFRICA

Comentário por ottavio

mais se fossem so brancos seria esquisito pq o jogo se passa na africa

Comentário por kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

pow vcs procuram qualquer coisa pra falar mal do jogo, só pq o jogo é fodão e é famoso no mundo todo
vai procurar o q fazer pow

Comentário por Binho Magnata

odeio jogos de residente

Comentário por melissa

Q racismo o q…o jogo se passa na africa, queriam o q? Um monte de japoneses zumbi?! hsuahsuaha

Quem ae lemra do zumbi negro policial da delegacia no inicio de RE2(senario A ou B, se transforma em frente ao protagonista), qdo falaram q nao tinha, lembrei logo dele. ¬¬’

Comentário por RaFaeL

acho q não tem nada a ver
principalmente na parte q que diz assim:”tendo como instrumento virtual um super-herói… branco.”
Isso não tem nada a ver pq a parceira dele tbm ajuda e ela é negra

Comentário por Wesley

Bom eu axo o seguinte,todos os jogos do resident,antes do 5 era so zunbis brancos,e eles ja acusavam de racismo,ai resolvem fazer zunbis negros,acusaram de racismo tbem,Pô o ki eles kerem intaum,ki o crhis redifield mate coelhinhos,PÔ,nao tem essa,o racismo ta na cabeça de kem joga,ki idiotice,o gta o personagem principal e negro,e ai acusaram de racismo? carl jhonson mata brancos tbem,algem falo q esse jogo e racista? entao pq quando e um branco mata zunbis negros e racista?

Comentário por natan

muito lega gostei mais tem que fazer mais jogos

Comentário por selma

vão tumar no cu filho da puta, esse jogo num e racista coisa nem uma voce q e preto e fica procurando racismo nais coisas fela da puta vai procurar oq fazer, so sabe postar bosta… seu corno…
aew gente resident evil 5 e o melhor jogo do mundo, graficos muito bom…!

Comentário por afonso

Gente é claro que os zumbis vão ser negros…
HELLOOWW!!!
Eles estão na Africa seus idiotas…

Comentário por Andrew Luiz

Ki porra de racismo nada maluko se mata
Qualquer coisinha é racismo quando só tinha brancos no resident evil ninguem falava nada agora no 5 tem negros ai ja fala que é racismo vai toma no !!!!!

Comentário por Davissubzero

ya eles na sabem que e so jogo mas vou agora é jogar

Comentário por diogo

Cara, presta atenção
A PROPRIA POPULAÇÃO NEGRA SE DESCRIMINA!
só pq mudou o continente, grafico, região, bla bla bla.. agora o objetivo é matar os zumbis “negros”, falam que é racismo
ora, o jogo se passa na AFRICA, quer o que? a maioria é negra.
Se fosse assim, poderiam processar os 13 ultimos jogos por matarem zumbis “brancos”

realmente..
HAJA PACIENCIA

Comentário por Cesar

eles estão na africa e claro que os zumbis serão negros igual ao resident evil 4 eles estão na espanha e os zumbis são bracos

Comentário por diego

como eu jogo residente evil

Comentário por ian

esse jogo nao da pra jogar direito e maneiro.

Comentário por secreto

Só podíamos saber se RE5 é racista se lêssemos os pensamentos dos produtores. É óbvio que temos motivos para cada um dos lados, mas pessoalmente, defendo que RE5 não é racista.
Recordemos a história: Wesker usa a célula africana da TriCell para desenvolver o projeto Uroboros. Temos de admitir que África é um continente um pouco esquecido pelos restantes habitantes mundiais e muita gente não se importa com África (cruel, mas sabem que é verdade :(
Atuando em tal território, Wesker poderia desenvolver um trabalho mais seguro, fora do alcance da maioria da imprensa e investigações. Outro aspeto: a pobreza em África é evidente e so habitantes podem ter sido iludidos de alguma forma com as Plagas, economicamente falando.
Fica um pouco explicada a escolha de África como palco do jogo. Um agente branco como personagem? Nem preciso defender esses aspeto, já que a história e eventos da série tratam disso…
No fim de contas, tudo depende das intenções da empresa quando desenvolveram o jogo, mas partindo de um ponto de vista neutro, julgo que temos mais razões para excluir o racismo deste jogo. Quem tiver algo a dizer, por favor diga, é sempre bom discutir ideias. :D

Fiquem bem

Comentário por Raul

Pode não ter ficado bem explícito, mas a minha opinião é a de que o jogo não tem qualquer tipo de racismo.

Comentário por Raul

jogo maior foda

Comentário por fabio

Se o Resident Evil 5 se passa na Africa, você queria que os zumbis fossem de qual cor? Preconceito maior é achar que nada de destrutivo e ameaçador posa ser relacionado à negros. Existe preconceito no próprio termo quando se deve ter cuidado maior com o negro ou com o branco.

Comentário por @Jarloscunior

o racismo não esta no jogo, mas sim esta nas pessoas que o jogam e representam dessa maneira. o jogo se passa na africa e ñ ia ter muita logica ter so zumbis brancos

Comentário por netto

Só falta dizer que num pode matar os zumbis porque é bulim!

Comentário por Anónimo

Isso ai é porque todos são pretos idai todos pretos são:vagabundos,traficantes,favelados,drogados, sujos e fididos!

Comentário por Leon

esse jogo e muito massa

Comentário por Anónimo

Poxa se o enredo leva ao um país como a África, é claro que obviamente haverá negros zumbins, não tem nada demais nisso, há presença de brancos nesse enredo.

Comentário por Anónimo

Nao á racismo é so um jogo para diversao para passar o tempo ou jogar com um amigo

Comentário por Anonimuus

racismo seria se fosse todos brancos na africa!

Comentário por juliano

nao sei se voceis ja jogaram ou nao lembran re 2 tinha um zombie negro nao era racismo se duvidam pesquisam zombie marvim

Comentário por mr.x




Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s



Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: